Ciúme retroativo: como superar o fantasma do passado?

 


   Vivenciar um romance repleto de inseguranças, desconfianças e se sentir obcecado pelos relacionamentos passados do outro é uma síndrome chamada ciúme retroativo. 

   De modo geral, essa síndrome tem surgimento a partir do medo de perder a pessoa amada, constituindo um desconforto prejudicial ao relacionamento, desenvolvendo e expandindo uma resposta negativa ao vínculo afetivo.

   Também conhecida como Síndrome de Rebeca ou ciúme retrospectivo, é um tipo de ciúme crônico e severo, em que o sujeito se sente incomodado com as experiências do passado do seu parceiro.

   Embora não seja um distúrbio coletado pelos principais manuais de classificação diagnóstica,  este tipo de ciúme é proveniente da ausência de confiança no outro, onde se instalam inseguranças e fantasias no campo do imaginário, focando em pensar que o  passado do companheiro  continua vivo, criando uma possível ameaça de traições no momento presente ou comparações negativas com ex parceiros da relação atual. Quando esses pensamentos se tornam recorrentes e exagerados,  quase delirantes,

    Pode tornar-se patológico desencadeando grandes tormentos a relação, bem como adoecimento a partir da raiva, ansiedade e até mesmo a depressão.

Como superar o fantasma do passado?

    Reconhecer que o  ciúme enfrentado  é desproporcional ou irracional é o ponto inicial principal em questão.

    É importante ter em mente que o seu parceiro, assim como você, teve uma vida amorosa antes de se conhecerem , o que é absolutamente natural entre pessoas adultas. 

   Reconhecer que Sofrer pelo que passou não adianta, compreendendo que não há como mudar o passado, e que tudo o que ambos vivenciaram foram aprendizagens necessárias para adquirir maturidade é fundamental para a superação.

     Buscar Canalizar carinho e dedicação ao momento presente e ser a  melhor versão para vivenciar uma história linda , respeitosa e inesquecível deve ser o propósito principal de um relacionamento sadio, pois, se o passado não pode ser modificado, transformar o presente na experiência mais gostosa e incrível que o casal já investiu afetivamente é inteiramente possível. 

   Caso encontrem dificuldades para os ajustes, buscar ajuda profissional pode ser de grande valia, afinal, o relacionamento deve ser ponto de referência de apoio, morada de bons sentimentos e prazer  alcançável.


Marjorie Calumby

Marjorie Calumby 
Psicanalista, psicopedagoga,  pedagoga,  professora universitária do curso de psicologia, colunista e palestrante. 


Postagem Anterior Próxima Postagem