2022 – ENERGIA DO CANDOMBLÉ - YEMANJÁ E EXU –

 



 


O que esperar de 2022 regidos por Yemanjá, de um lado, e Exu, do outro?

Não seriam energias opostas, antagônicas e conflitantes? 

Nesta linha do Candomblé, a regência de 2022 se encontra sob o cetro de Yemajá e Exu. 

Yemanjá, além de Rainha das Águas Salgadas ou Rainha do Mar, também é ligada à fertilidade, entendida como a mãe de quase todos os outros orixás, Mãe cujos filhos são Peixes, daí o forte apelo materno na sua história. Por isso, a cor de 2022 é o azul-índigo... a cor do mar profundo. 

Yemanjá vem acompanhada por Exu, uma das maiores divindades tanto no Candomblé como na Umbanda. Exu é considerado mensageiro e o guardião da comunicação, com poderes para fazer a ligação entre os seres humanos e as outras divindades, pois que transporta pedidos e súplicas dos homens para depositar aos pés do altar divino. 

Sua importância na comunicação entre os humanos e os orixás é tanta que, antes de começarem os trabalhos no Terreiro de Candomblé (também na Umbanda), é disposta uma oferenda a Exu. Como o conceito corrente é de que nada se faz sem o seu auxílio, as oferendas são feitas a ele antes de a qualquer outro orixá. Considerado também como "orixá do lado de fora", é o guardião da parte exterior dos templos, das casas, das cidades e das pessoas, ligado aos caminhos e, especialmente, às encruzilhadas. 

Associado à sexualidade e fertilidade masculinas, Exu é visto como o mais humano dos orixás. Muito mal compreendido pela maioria dos homens, se caracteriza por não ser nem completamente bom, nem completamente mau, podendo apresentar faces de mau-caratismo astucioso, grosseiro, vaidoso ou indecente. Por vezes, gosta de provocar desavenças e se envolver em disputas. Tudo depende das situações que tenha que resolver no nível espiritual para atender aos apelos dos seres humanos. Portanto, cuidado com o que vai pedir a Exu

A pergunta volta: o que esperar de um ano regido por Yemanjá e Exu?

A água (Yemanjá) traz a tona questões emocionais e o fogo (Exu) gera ações precipitadas. A sugestão é que se tome cuidado em momentos de irritabilidade, que sejam encontradas maneiras saudáveis de lidar com o estresse e com os sentimentos. 

Por fim, vê-se que as energias do Universo se encontram entrelaçadas: Mercúrio que se associa a Exu facilitando a comunicação; Mercúrio 6 na Numerologia associado à carta 6 do Tarô, os Enamorados, que traz a união, a afetividade e a proteção que Iemanjá promete; Gêmeos na Astrologia traz a mesma energia dos Ibejis na Umbanda, demonstrando personalidade e caráter ambíguos, brincalhões, moleques, animados, espertos e de pensamento ágil (olha a energia de Mercúrio e Exu aqui novamente). Tudo conectado... 

É assim: tanto na terra como no céu...

 


            Solange de Almeida

Pedagoga e Administradora

Estudante por curiosidade das forças astrais do Cosmos: Angelologia, Astrologia, Numerologia, Tarô e Cartas  Ciganas.

Exercício Atual: Assessoria Pedagógica

 

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem