Pomares mais que solidários: Gaúchos podem doar excedentes de suas próprias casas para ajudar instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc



Campanha começou em Cachoeira do Sul e neste ano está se alastrando pelo RS para combater o desperdício de alimentos como frutas, verduras e legumes (Foto: GettyImages)

Muitos gaúchos têm horta, pés de frutas e legumes em casa e sabe bem que quando os alimentos começam a ficar maduros, uma grande quantidade precisa logo ser consumida. Observando esta situação, o Programa Mesa Brasil Sesc está ampliando uma campanha que começou em Cachoeira do Sul, em 2014, para evitar ao máximo o desperdício de alimentos e ainda ajudar famílias que precisam de complementação alimentar. O Pomar Solidário se alastrou por todo o RS e a comunidade é convidada a doar os seus excedentes com a ajuda do Mesa Brasil.

“A ideia é simples e muito bacana, é buscarmos o excedente das árvores frutíferas das pessoas para ajudar quem mais precisa. Esta ação já acontece em Cachoeira do Sul, Lajeado e Erechim e estamos aplicando, a partir deste ano, também nas demais regiões que contam com os atendimentos do Mesa Brasil. É uma forma de envolver ainda mais a comunidade, evitando o desperdício. Só em Cachoeira do Sul, em 2019, recolhemos 5 toneladas de frutas”, comemora a coordenadora de Ação Social do Sesc/RS, Luciana Basile

A colheita dos produtos pode ser feita pelo próprio proprietário ou por uma equipe do Programa e os alimentos são destinados a instituições sociais cadastradas e monitoradas. A iniciativa é novidade na região de Porto Alegre, Santa Maria, Rio Grande e Ijuí, mas já acontece por exemplo nos Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Estrela), onde quem quiser colaborar pode entrar em contato pelos telefones (51) 3714-2266 ou (51) 3982-1303, para agendar a coleta.

Só no Vale do Taquari e Rio Pardo, a campanha, que existe desde 2015, arrecadou até ao ano passado 23,7 mil toneladas de alimentos, completando o preparo de refeições em entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. A nutricionista do Mesa Brasil Juliette Carvalho da Silva explica os benefícios de doar para o Pomar Solidário: “Todos esses alimentos da estação têm um grande valor nutritivo, o que os torna muito importantes para essas pessoas. Além disso, o doador também evita o desperdício de alimentos”.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários para evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Durante o período de combate à Covid-19, o programa também está recebendo doações por meio de transferências ou depósitos bancários. Para contribuir, os dados da conta do Banco do Brasil são: SESC – Sesc Mesa Brasil 2020, Agência: 3418-5, Conta Corrente: 6461-0 (Conta cadastrada no CNPJ: 03.575.238/0001-33). É possível contribuir com qualquer quantia – uma doação de R$ 5, por exemplo, equivale a 1kg de alimento, que irá ajudar a complementar cerca de cinco refeições.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

Pomar Solidário 2020 – Como e onde doar

Porto Alegre e Região Metropolitana

Rua Dr. João Inácio, 247 – Sesc Comunidade – Bairro Navegantes – Porto Alegre/RS

Fone: (51) 3224-1268

Rio Grande

Av. Primeiro de Maio, 875 e 879

Fone: (53) 3235-1432

Santa Maria

Av. Itaimbé, 66 – Centro

Fone: (55) 3223-2288

Cachoeira do Sul

Rua Ricardo Jesus Ferreira, 518 – Bairro São José

Fone: (51) 3723-1101

Ijuí

Rua das Chácaras, 926 – Bairro Osvaldo Aranha

Fone: (55) 3333-0801

Vales do Taquari e Rio Pardo

(Lajeado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Estrela)

Av. Benjamin Constant, 428 – Bairro Centro – Lajeado

Fone: (51) 3982-1303

Erechim

Rua Silveira Martins, 583 – sala 1

Fone: (54) 3522-8076

 
Postagem Anterior Próxima Postagem