O exemplo dos Lobos

(Texto de Jeovany Skarpathia).

Trago hoje mais uma oportunidade de aprendizado que os animais e a natureza nos oferecem. Vou enfocar o exemplo dos lobos.

Ao invés de enxergamos o lobo apenas pelo lado supostamente negativo, como animal sanguinário, como criatura malvada que devora gente, assim retratado na famosa história de Chapeuzinho Vermelho e em diversas outras fábulas, cuido aqui de evidenciar aprendizados que os lobos nos trazem, particularmente sob o ponto de vista de liderança, organização, espírito de equipe, respeito pelos mais velhos, ensino aos mais jovens, proteção à família, entre muitos outros.

Pelo que se percebe, os lobos são exemplo de inteligência. Aliás, não poderia ser diferente, porque foi deles que surgiu o nosso melhor amigo, o cão!

Dentro desse contexto, reproduzo, a seguir, texto muito interessante que circulou ontem em um grupo de rede social, com o título O exemplo dos Lobos, cuja leitura lhe permitirá entender a lógica (de formação da alcateia em movimento) retratada na imagem abaixo:

O exemplo dos Lobos

Os 3 primeiros são os mais velhos ou os doentes e marcam o ritmo do grupo. Se fosse ao contrário, seriam deixados para trás e perderiam o contacto com a alcateia. Em caso de emboscada dão a vida em sacrifício pelos mais jovens. Eles são seguidos pelos 5 mais fortes que os defenderão em um ataque surpresa. No centro seguem os demais membros da alcateia, e no final do grupo seguem os outros 5 mais fortes que protegerão o grupo. Em último, sozinho, segue o lobo “alpha”, o líder da alcateia. Nessa posição ele consegue controlar tudo ao redor, decidir a direção mais segura que o grupo deve seguir e antecipar os ataques dos predadores.

Em resumo, a alcateia segue ao ritmo dos anciões e sob o comando do líder que impõe o espírito de grupo não deixando ninguém para trás.



“O verdadeiro sentido da vida, não é chegar primeiro, mas chegar todos juntos ao mesmo destino”.
Postagem Anterior Próxima Postagem