Tudo limpo: os cuidados necessários com a sua casa



Especialista do Senac Saúde dá dicas para a limpeza da casa na nova estação

Com o avanço da Covid-19, o isolamento social é cada vez mais necessário. A quarentena é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e deve ser cumprida para frear a contaminação pelo vírus. Assim, com a troca da estação é importante atentar a higienização da casa. A docente do Senac Saúde e pós-graduada em saúde coletiva, Roberta Tavares, traz algumas dicas de como manter a casa limpa no momento atual.

Um ambiente limpo contribui para a prevenção de diversas doenças, especialmente do Coronavírus que pode resistir por até nove dias sobre determinadas superfícies, conforme a Sociedade Brasileira de Infectologia. “Ele pode ser facilmente inativado a partir de limpeza e desinfecção”, segundo a especialista.

A limpeza da casa deve ser realizada de forma rotineira, sendo a “faxina” uma vez por semana, podendo ser utilizados os produtos usuais, como recomenda o Ministério da Saúde, destacando a água sanitária, devido seu poder de desinfecção. “Basta misturar uma parte de água sanitária para cada nove partes de água e utilizar a solução para desinfetar as superfícies, como maçanetas, corrimões, teclados, entre outros, que podem ser limpos com panos umedecidos com a mistura”, ensina a docente. “Em primeiro lugar, sempre lave as mãos. Esse cuidado deve ser aplicado em diversos momentos do dia. Manter o ambiente ventilado, mesmo em dias mais frios também é importante, deixando pelo menos uma janela aberta para que o ar circule”, recomenda.

Caso precise sair, ao chegar em casa, o ideal é ter um espaço para tirar os sapatos e a roupa utilizada. Uma alternativa é deixar um cesto para roupas sujas logo na entrada e um par de calçados. “Caso traga objetos da rua é importante colocar tudo o que trouxe em um espaço já separado, onde poderá realizar a desinfecção dos mesmos (álcool 70% e água sanitária)”, explica. As roupas que vieram da rua devem ser lavadas sem contato com as de casa. Pode utilizar a mesma máquina, mas só a da pessoa, sem misturar com outras. Roupas de cama e banho, devem ser lavadas com água e sabão, podendo utilizar também água quente. É importante que elas sejam lavadas toda semana, assim não há risco de acúmulo e proliferação de microrganismos. O ferro de passar é outro aliado. “As temperaturas no eletrodoméstico podem alcançar os 100°, nível em que pouca coisa sobrevive, incluindo o Covid-19”, completa a especialista.

A higiene anda de mãos dadas com a saúde. “E, em um momento crítico como esse, todo cuidado é pouco. Cuidar da limpeza da sua casa é cuidar da saúde da sua família e amigos. De preferência, fique em casa. Mas se for preciso sair, fique limpo”, finaliza Roberta.

Fecomércio-RS ascom@fecomercio-rs.org.br Para:jornalsimbolo@yahoo.com.br

 

 
Postagem Anterior Próxima Postagem