Cesar Vargas - O "C" da X&C

 



HOJE É A DATA DE ANIVERSÁRIO DO CESAR VARGAS, O "C" DA X&C

Cesar completaria 86 anos hoje se estivesse neste plano terreno. Nasceu em São Lourenço do Sul em 3 de novembro de 1937. Sua família tinha uma franquia das lojas Renner na cidade. Com a morte do pai, Cesar com apenas 14 anos teve que administrar a loja e por conta disto se tornou um executivo com um talento incrível.

A Loja Renner com a sua direção se tornou um case de  sucesso e nos anos 1970 ele aceitou o convite de dois primos, o Renato e o Sergio Dable que já tinham uma loja masculina em Porto Alegre, a San Remo -na esquina da Avenida João Pessoa com a Av. Salgado Filho a se tornar sócio da butique (como se chamava na época). 

Cesar, sua esposa Leila e a filha Antonella venderam tudo o que tinham em São Lourenço e vieram tentar a sorte em Porto Alegre. Claro que com o expertise de vendas do Cesar a loja se tornou rapidamente a número um em moda masculina na cidade. 

Eu nesta época tinha sido descoberto pelo produtor Érbio Schimit em uma fila de uma danceteria e começava a modelar na cidade. Meu interesse na carreira de modelo na verdade era pagar a faculdade de jornalismo que já estava nos meus planos profissionais. 

Érbio como era o produtor mais capacitado de Porto Alegre na época, foi chamado pelo Cesar, que já era seu amigo, para uma série de desfiles na intenção de divulgar a coleção de verão da loja e eu, é claro,  fui contratado como um dos manequins. 
Eu vinha de uma família com quatro irmãs que adoravam moda e uma mãe que costureira que fazia roupas novas para elas estrearem todo o final de semana, ou seja, eu respirava moda o dia inteiro em casa. 

Naturalmente quando eu cheguei para provar as roupas da série de desfiles já dei sugestões de como coordenar as peças e até ideias de modelagens para a coleção. 
O Cesar que tinha uma visão enorme para negócios viu em mim uma possibilidade de um novo negócio e meses depois me contatou para criarmos uma grife junto. 

Ele venderia sua parte da sociedade e juntos formaríamos uma empresa onde eu desenharia as coleções e ele cuidaria da administração e vendas.
O nome da empresa seria as letras de nossos nomes (bem antes da D&G, da Dolce Gabbana). 
Eu criei a logomarca da X&C e começamos com uma coleção de malhas masculinas, já que tínhamos um fornecedor da loja que quis entrar na parceria.
Nós mesmos saímos a contatar clientes no interior do estado nesta primeira coleção e voltamos recheados de pedidos.

O sucesso de vendas foi tão imediato que as lojas começaram a também pedir peças femininas e fomos obrigados a montar uma fábrica e contratar profissionais para nos ajudar.

Nosso primeiro endereço foi em um apartamento do meu pai na Marechal Floriano, onde eu morava. Minha família estava de muda para a Volta do Gasômetro e o apartamento ficaria vago.

Em menos de um ano fomos obrigados a procurar um espaço maior para finalmente montar uma empresa que perdurou até 1996, quando com a falta do Cesar (que faleceu em 1994), eu decidi encerrar as atividades.
Cesar sempre foi um ser humano a festejar. 
Bom pai, amigo inesquecível e que marcou sua passagem por aqui com muito brilho. 
Quem teve a sorte de conhece-lo ou simplesmente contatar com ele vai me dar razão. 

Esteja onde estiver neste momento merece um abraço por ter feito a felicidade de tanta gente e deixado um legado inesquecível.
As fotos que estou postando foram feitas pelo Norton Flores em épocas diferentes, que semestralmente registrava nossa imagem para o lançamento das coleções da X&C.




Postagem Anterior Próxima Postagem