Porto Alegre Convention Bureau e Prefeitura da capital lançam Plano de Marketing para Turismo

 


 

Proposta visa tornar a cidade mais atrativa para turistas 


O Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB), a Prefeitura de Porto Alegre e outras nove entidades apresentaram na última terça-feira (05) o Plano de Marketing para Turismo, que visa tornar a cidade mais atrativa para turistas. 

O plano consiste em qualificar os pontos turísticos já existentes na cidade, oferecendo roteiros que possam integrar diferentes locais, além do aprimoramento da imagem de Porto Alegre através do marketing digital. Uma das primeiras etapas será a elaboração de um portal online que possibilite a visualização das diferentes atrações e a localização de cada uma.

"Precisamos definir maneiras de vender bem a cidade, usando isso para atrair as pessoas. Por isso, vamos destinar parte de nossa verba para investimentos publicitários para vender bem nosso turismo, nossas atrações e nossos diferenciais", afirma o Prefeito Sebastião Melo.

Para a viabilização do projeto, será realizada a contratação de um executivo, que ficará alocado dentro do POACVB. "A importância da nossa entidade neste plano é ser o braço executivo da Prefeitura e estar sendo reconhecida como tal. Ninguém melhor que nós para entender de captação, pois conhecemos a estrutura da cidade, do turista e do calendário. Assim, conseguimos montar um trabalho visando o melhor aproveitando da estadia de quem visita Porto Alegre", diz a presidente do POACVB, Adriane Hilbig. 

Inicialmente, o objetivo será trabalhar com os públicos já existentes, buscando mantê-los por mais tempo na Capital. Uma das metas iniciais é aumentar em 15% o número de visitantes de Porto Alegre, em relação a 2019, quando cerca de 6 milhões de passageiros utilizaram o aeroporto Salgado Filho para turismo, segundo dados da prefeitura.

"Fazemos parte do núcleo duro deste projeto, que vem desde 2020 sendo articulado de maneira muito positiva. São dois anos de envolvimento na montagem, inclusive com participação em workshops virtuais para trazer percepções do turismo. Agora, chegou o momento de colocar a teoria em prática", comenta Adriane. 

Para a viabilização dos próximos passos do Plano de Marketing, está sendo criada uma governança, contando com a participação de Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB), Sebrae,  Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Conselho Municipal de Turismo (Comtur),  Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e o Pacto Alegre.

"Todos os atrativos em destaque na proposta ajudam em nosso discurso de captação visando o longo prazo, pois eles almejam até 2027 estar muito alinhados ao discurso de captação do POACVB, que trabalha atualmente para captar eventos para a cidade nos anos de 2024, 2025, 2026 e 2027", conclui a Gerente de Captação da entidade, Ana Barretto.


Sobre o Porto Alegre Convention Bureau 


Fundado em 1997, o Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB) é uma fundação privada, sem fins lucrativos, que visa o desenvolvimento econômico e social através do turismo de eventos, com atuação na Capital Gaúcha e Região Metropolitana.

A entidade objetiva aumentar o fluxo turístico, com economia e agilidade nas ações de captação, promoção, apoio e realização de eventos.

Atualmente, o POACVB trabalha em conjunto com o trade local em segmentos como hospedagens, gastronomia, eventos, comunicação, transportes e atrativos turísticos.

 

Foto de Alex Rocha

Postagem Anterior Próxima Postagem