A newsletter complementa suas ações de relacionamento
Newsletters podem ser a chave para impulsionar o
engajamento do público com seu conteúdo
Assim como os perfis nas redes sociais podem ajudar você a posicionar sua empresa onde o público está, enviar newsletters pode ser uma forma simpática de estar presente no dia a dia dessa audiência e estimular interações.
Melhor ainda: como muitos checam posts e e-mails pelo celular, você tem a oportunidade de colocar sua mensagem — literalmente — nas mãos das pessoas.
No entanto, isso só é uma vantagem quando você compartilha um conteúdo com estilo adequado para cada canal de comunicação. Ou seja, é importante saber exatamente o que funciona para newsletters e como diferenciá-las do e-mail marketing com foco em conversões.
O que é newsletter
Newsletter significa boletim de notícias. O termo tem origem na junção de duas palavras, em inglês: news (notícias) e letter (carta). Isso já deixa claro que seu conteúdo deve ser informativo, não é mesmo? Porém, há outros fatores que definem a newsletter e evitam que elas sejam confundidas com outros materiais jornalísticos, como os press-releases:
- O envio de newsletters costuma ser periódico (a cada duas semanas, por exemplo). Portanto, não depende de lançamentos que você tenha para divulgar.
- Esse tipo de comunicação pode abordar diversos temas que sejam relevantes para seu público e tenham a ver com a natureza do seu negócio. Crie um conteúdo útil e interessante, além de caprichar no visual. Isso estimula o engajamento, fazendo com que as pessoas visitem seu site, leiam seu blog e sigam suas redes sociais.
- Em geral, a newsletter segue uma linha editorial e possui estilo próprio — consistente com a identidade visual da empresa — para reforçar o reconhecimento da autoria.
- Os interessados optam por recebê-la como se fosse uma assinatura de jornal, e têm a liberdade de solicitar o cancelamento do envio a qualquer momento.
- Algumas empresas também investem em boletins informativos de caráter interno ou impressos para distribuição, mas o foco deste guia é a newsletter enviada por e-mail.