A newsletter complementa suas ações de relacionamento


Newsletters podem ser a chave para impulsionar o

engajamento do público com seu conteúdo

Assim como os perfis nas redes sociais podem ajudar você a posicionar sua empresa onde o público está, enviar newsletters pode ser uma forma simpática de estar presente no dia a dia dessa audiência e estimular interações.

Melhor ainda: como muitos checam posts e e-mails pelo celular, você tem a oportunidade de colocar sua mensagem — literalmente — nas mãos das pessoas.

No entanto, isso só é uma vantagem quando você compartilha um conteúdo com estilo adequado para cada canal de comunicação. Ou seja, é importante saber exatamente o que funciona para newsletters e como diferenciá-las do e-mail marketing com foco em conversões.

O que é newsletter

Newsletter significa boletim de notícias. O termo tem origem na junção de duas palavras, em inglês: news (notícias) e letter (carta). Isso já deixa claro que seu conteúdo deve ser informativo, não é mesmo? Porém, há outros fatores que definem a newsletter e evitam que elas sejam confundidas com outros materiais jornalísticos, como os press-releases:

  1. O envio de newsletters costuma ser periódico (a cada duas semanas, por exemplo). Portanto, não depende de lançamentos que você tenha para divulgar.
  2. Esse tipo de comunicação pode abordar diversos temas que sejam relevantes para seu público e tenham a ver com a natureza do seu negócio. Crie um conteúdo útil e interessante, além de caprichar no visual. Isso estimula o engajamento, fazendo com que as pessoas visitem seu site, leiam seu blog e sigam suas redes sociais.
  3. Em geral, a newsletter segue uma linha editorial e possui estilo próprio — consistente com a identidade visual da empresa — para reforçar o reconhecimento da autoria.
  4. Os interessados optam por recebê-la como se fosse uma assinatura de jornal, e têm a liberdade de solicitar o cancelamento do envio a qualquer momento.
  5. Algumas empresas também investem em boletins informativos de caráter interno ou impressos para distribuição, mas o foco deste guia é a newsletter enviada por e-mail.
أحدث أقدم