Ao definir o que é uma marca, pode se ter em mente uma representação figurada de um produto ou serviço de determinada empresa. Em suma, uma marca pode ser um nome, uma imagem, uma palavra, um som ou até mesmo apenas uma letra para que seja possível uma pessoa identificar um produto.
A marca também tem por definição ser um nome, símbolo, desenho ou a combinação dos mesmos para identificar bens e serviços de um vendedor e diferenciá-los de seus concorrentes.
O conceito de equidade da marca
Os direitos e as suas aplicações, por mais fundamentais que sejam, devem levar em conta as especificidades de diferentes pessoas e devem ser pensados da maneira mais democrática possível, para que ninguém seja excluído ou desfavorecido, mas não está diretamente ligado a precificação da imagem da empresa e sim ao seu valor agregado a algum produto ou serviço.
O que uma marca precisa ter
A marca é a identidade visual da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o público. A definição do posicionamento do negócio e de suas vantagens sobre a concorrência são fatores essenciais para repensar uma marca ou para criá-la.
Como sua marca se posiciona
Ou seja, para se posicionar com sucesso, você precisa saber exatamente: Quem é seu público-alvo nos mínimos detalhes. Quais dores seu produto resolve e quais prazeres proporciona. Qual a proposta de valor e atributos da sua marca.
O que é ter uma marca forte
Ter uma marca forte não é exclusividade das grandes empresas. A marca deve comunicar a promessa da empresa ou do produto, seus diferenciais em relação à concorrência e o que o torna especial e único.