As principais tendências de negócios para 2022



Clubes de assinatura

A tendência é que a adesão cresça ainda mais no próximo ano. Essa é uma nova forma de consumir itens que muitas vezes se tornam obsoletos com o passar do tempo. A assinatura de móveis, as pessoas podem ter mais liberdade para escolher como mobiliar a casa de acordo com cada fase da vida de forma flexível e sustentável. O modelo de assinatura também chegou na área da saúde com a entrega de medicamentos a pacientes crônicos, que recebem seus medicamentos mensalmente de acordo com sua necessidade. 

Nuvem

A tecnologia em nuvem também passará a ganhar cada vez mais espaço. Uma das empresas que atuam nesse segmento é a SGA TI em Nuvem, especializada em nuvem, que cria soluções para desafios reais que afetam empresas de diversos segmentos e portes por meio de novas tecnologias que envolvem datacenter, aplicações em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial, transformando todas as áreas dos negócios.

Setor de vendas se preocupa com a comodidade do cliente

O e-commerce ganhou força nos últimos anos e as redes sociais passaram a ser um canal de vendas importante. Acreditando no potencial que essas mídias possuem, a Showkase oferece uma plataforma que ajuda pequenos negócios a vender online de forma descomplicada e integrada a todas as redes sociais e canais digitais, facilitando a rotina de vendedores e possibilitando que atendam da melhor maneira possível.

Mercado de fintechs cada vez mais aquecido

A democratização financeira no país, está garantindo maior acesso a produtos e serviços financeiros de qualidade para empresas de todos os tamanhos e segmentos. As fintechs também já chegaram no campo. Por conta da necessidade de um produto exclusivo e que entenda de fato a dor do correntista.

ESG (ambiental, social e governança, em português) em alta

A preocupação com a agenda ESG tende a ser mais intensa no próximo ano. “A preservação do meio ambiente, por exemplo, é um papel da sociedade como um todo. Empresas também são agentes importantes para o desenvolvimento mundial e já entenderam que, caso não haja a preocupação com questões ambientais, sociais e de governança, vão ficar para trás.

Robôs colaborativos e humanos trabalhando juntos

Com os famosos robots em funcionamento, eles podem facilmente assumir tarefas repetitivas, sujas ou perigosas. Assim, a mão de obra humana pode ocupar funções que são realmente importantes e estratégicas. A Universal Robots, empresa pertencente à Teradyne, tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição desses braços robóticos. Um de seus produtos faz a busca ativa pelos interesses dos consumidores online e define automaticamente a melhor estratégia de marketing para alcançá-los.

Consolidação do EaD

O ensino à distância virou protagonista dos processos de estudo nos últimos tempos, sendo o principal meio para acompanhar aulas e consumir conteúdos educacionais. Nesse cenário, as organizações e instituições de ensino precisaram se adaptar rapidamente. As Plataformas desenvolvidas especialmente para o EAD melhoraram o sistema de aplicação de provas, armazenamento de conteúdos e gravação de aulas, por exemplo. A tendência é que a educação à distância se torne cada vez mais produtiva.

A inovação aberta como estratégia de negócios

A boa prática de ações de inovação aberta tem mostrado resultados positivos e é notório o crescimento de startups criadas a partir de oportunidades identificadas em grandes empresas e, algumas vezes, gerando as chamadas “spin offs”. Uma tendência que deve se acentuar nos próximos cinco anos é a fusão de iniciativas surgidas em diferentes setores da economia, ou seja, parceiros que buscam sinergia para gerar inovação para seus consumidores, em suas áreas de interesse.

Centrais de rastreamento veiculares e gestão de frotas

Com o crescimento do IoT no Brasil, negócios desenvolvidos por meio dessa tecnologia serão cada vez mais tendências no próximo ano. Como é o caso das Centrais de Rastreamento veiculares e gestão de frotas. 

Tecnologia 5G

Não há dúvidas que o 5G trará possibilidade de novos negócios na indústria com velocidade e capacidade de transmissão de altas massas de dados. De forma inovadora as empresas do segmento devem investir em geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas, e tem como missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada.

Tecnologia aliada ao transporte público

A volta do trabalho presencial ou híbrido vai aumentar mais ainda o fluxo de pessoas em transporte público, e 2022 será o ano das soluções inteligentes para o passageiro. Em São Paulo, por exemplo, o pagamento de tarifa de ônibus via QR Code já saiu da fase experimental e a expectativa é que no próximo ano a facilidade chegue a mais paulistanos. O SP Pass permite que o passageiro possa carregar créditos no app e pagar a passagem sem precisar encostar em dinheiro.

Mercados autônomos em condomínios comerciais

Os mercados autônomos ganharam força durante o período pandêmico e continuam sendo tendência em 2022. Com a volta da rotina presencial no próximo ano, muitos centros comerciais têm apostado nesse tipo de negócio para oferecer mais comodidade aos colaboradores. 

Solução antifraude

Com o uso cada vez maior do comércio eletrônico, os criminosos virtuais também passaram a mirar nesse mercado com mais intensidade. Para não ter prejuízos com compras fraudulentas, os lojistas precisaram buscar por soluções que agissem para impedir a ação dos golpistas. As fintechs e meios de pagamento estão combatendo a fraude em transações digitais com eficiência.

Gamificação

Com a chegada da pandemia, o universo corporativo, que estava acostumado com o trabalho presencial, precisou se adaptar ao home office. Algumas ferramentas e estratégias ajudaram, engajando e motivando as equipes, como é o caso da gamificação, utilizada pela Qranio em sua plataforma mobile de aprendizagem e nos treinamentos corporativos, e a tendência é que ela continue a ser utilizada nos próximos anos.

Uso de ferramentas online para fazer planejamentos

Em um cenário onde novidades aparecem o tempo todo e processos exigem agilidade e assertividade, elaborar planejamentos para conquistar metas é essencial, e a tendência é fazer isso de maneira digital, trazendo mais facilidade e rapidez. 

Uso da inteligência artificial na área da saúde

A implementação da inteligência artificial na área da saúde tem trazido diversos benefícios para o dia a dia dos médicos e pacientes, como agilidade no atendimento e maior precisão para o diagnóstico de doenças. Investir em soluções de auxílio à triagem e para o fluxo de pacientes nas instituições de saúde, utilizando a inteligência artificial para analisar imagens e textos médicos.

Portaria inteligente

Tornou-se essencial buscar por soluções que gerem mais segurança nos condomínios. As empresas especializadas em tecnologia de controle de acesso, entendeu essa necessidade e passou a investir com mais intensidade no desenvolvimento de portarias automatizadas com acesso sem toque, por meio de tecnologias como leitor biométrico facial e câmeras termográficas, trazendo mais proteção para os moradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem