SAIBA BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA 5G

 


A quinta geração de internet móvel, conhecida como 5G, está se tornando realidade em cada vez mais lugares do mundo, e no Brasil não é diferente. No Brasil, a previsão do Ministério das Comunicações é que nas capitais e no Distrito Federal, o serviço começará a ser oferecido antes de 31 de julho de 2022 e haverá um cronograma de implantação para as demais cidades até 2029. De acordo com dados do Observatório Europeu do 5G, em 25 países do continente já existem empresas de telecomunicações oferecendo a nova tecnologia, que também já é realidade em países como China, Japão, Europa e Estados Unidos.


Ela promete mudar a rotina das pessoas e das empresas de inúmeras maneiras. Um ponto que merece destaque é o aumento na velocidade da banda larga, que pode ser até 100 vezes mais rápida se comparada ao 4G, além de oferecer latência próxima a zero, o que possibilita número elevado de equipamentos conectados ao mesmo tempo.


5G na área da saúde


Estudos divulgados pela revista Saúde mostram que 83% dos pacientes no Brasil pretendem usar a telemedicina mesmo após o fim da crise sanitária. A utilização do 5G no Brasil e na telemedicina é essencial principalmente devido à democratização do serviço e à expansão para áreas mais remotas e menos assistidas tecnologicamente, como áreas rurais. A realidade virtual e a computação espacial também encontram melhor sustentação para o funcionamento do 5G. A prática vem sendo executada em cursos de Medicina no exterior e tem tudo para ser um sucesso também no Brasil. Já o monitoramento remoto, muito utilizado em áreas como cardiologia, tem futuro na implementação de dispositivos capazes de controlar parâmetros específicos da saúde do paciente.


Cidades inteligentes farão uso do 5G


As smart cities, ou cidades inteligentes, usam a Internet das Coisas , diretamente ligada ao 5G, para coletar dados e compreender as demandas de uma cidade em tempo real. Essa tecnologia funciona através da conexão de dispositivos com uma rede de internet, e o 5G seria a solução ideal para conectá-la com uma resposta muito mais rápida e estável do que o 4G. 


No Brasil, diversas metrópoles já se beneficiam de serviços de tele gestão, com dispositivos acoplados a postes de luz por meio da IoT. Como uma antena, a tecnologia é capaz de criar um alerta quando a lâmpada queima, diminuindo, e muito, o tempo de troca.


No quesito Internet das coisas, termo usado para a interconexão de objetos do dia a dia com a internet, o 5G permitirá o aumento de produtividade das máquinas e, consequentemente, das empresas. Ele vai proporcionar acesso a arquivos da nuvem quase que imediato, download e upload até 4x mais rápido que o 4G e até carros com direção automatizada ou autônoma, uma vez que a comunicação entre um veículo e outro será mais rápida e segura.


Como o 5G impulsiona o mercado de jogos


As plataformas mobile também impressionam com os dados, já que, segundo o relatório, o faturamento foi de US $64,4 bilhões. Ainda assim, não são todos os celulares compatíveis com a tecnologia 5G no Brasil. Isso porque o que nasceu como entretenimento está se tornando cada vez mais uma profissão, com times de e-sports empregando muitos jogadores e comissões técnicas para aumentar o nível das competições. No Brasil, grandes empresas como a Vivo e times de renome do futebol como Flamengo, Corinthians e Santos investem em profissionais de games como League of Legends.


Coreia do Sul, Estados Unidos, China e Reino Unido já iniciaram a implementação e os testes da tecnologia 5G para os consumidores. Quanto mais utilizado, o 5G poderá demonstrar o seu potencial de desenvolvimento, facilitando desde os serviços simples até os mais complexos.



Postagem Anterior Próxima Postagem