Najma Safi é a artista homenageada da Semana da Dança de Canoas 2021

 


Ela sempre admirou e procurou conhecer muitas danças, mas foi na Dança do Ventre que se profissionalizou e hoje ensina a arte para mulheres e crianças de todas as idades na sua escola que atua exclusivamente com a dança oriental. (Foto: Divulgação)

 Ensinar a técnica, estimular o amor próprio e a confiança de mulheres. Há mais de duas décadas, essa é a missão da bailarina e professora de dança do ventre Najma Safi, artista homenageada da Semana de Dança de Canoas 2021. O evento, que acontecerá de 23 a 29 de abril, tem como objetivo levar a arte aos espaços públicos, valorizar os artistas locais e proporcionar debate e qualificação. “A Semana da Dança promove uma imensa troca entre os participantes e colabora para o reforço da autoestima dos artistas. Além disso, é uma forma de nos aproximar do público e abrir mais espaço para esta arte na cidade”, afirma Najma.

Em constantes cursos de aperfeiçoamento e formação nos diversos estilos da Dança do Ventre, desde 1998 a bailarina atua como professora independente, mas foi em 19 de julho de 2008 que Najma inaugurou sua própria escola. Durante sua trajetória, estudou diversos estilos de dança como Ballet, Jazz, Dança Havaiana, Dança Cigana, Dança Criativa, Tribal…mas a Dança do Ventre é sua grande paixão. “Além da técnica corporal específica, a dança do ventre reúne aspectos de história e cultura, e também ajudou a me tornar uma pessoa mais segura e confiante”, explica. 

Na sua adolescência iniciou seus estudos artísticos através do teatro, mas após conhecer a Dança do Ventre e começar a se apresentar com mais frequência, acabou sendo chamada para diversos trabalhos e construindo sua caminhada como bailarina, professora e coreógrafa. “A dança trabalha todos os aspectos – físico, mental, espiritual, profissional, emocional e social, e por isso traz tantos benefícios, especialmente para as mulheres. Hoje sou uma facilitadora, para que outras pessoas também possam passar por essa experiência”, comenta.

Em sua 9ª edição, a programação da Semana da Dança de Canoas promoverá fóruns de debate, seminários, workshops e apresentações. A Mostra Estudantil de Dança, com grupos que atuam nas escolas de ensino regular e instituições sociais, e a Noite de Gala, que reunirá somente grupos profissionais com ampla trajetória na cidade, são dois destaques do evento, que já estão com inscrições encerradas. Outras informações sobre o evento estão no link www.sesc-rs.com.br/semanadadanca

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem