Festival das Cataratas prova que é possível promover evento seguro mesmo durante a pandemia. Evento reuniu 3.578 participantes e encerrou a sua programação nesta sexta-feira (4).
O momento atípico exigiu cuidados redobrados por parte dos organizadores
do 15º Festival das Cataratas, que encerrou nesta sexta-feira (4), em Foz do
Iguaçu. Os 3.578 participantes de todo o Brasil e América Latina se depararam
com um evento com uma série de medidas sanitárias. Com corredores
espaçados, aferição de temperatura, totens com álcool gel espalhados por toda a
feira, além de outras ações tecnológicas, a tradicional Feira de Turismo e
Negócios serviu como vitrine de produtos e serviços de 103 marcas do turismo e
suas áreas correlatas, além da geração de bons negócios.
Os 20 totens de higienização das mãos com álcool gel, que foram
utilizados no Festival das Cataratas, em breve estarão em outros eventos e
ações da cidade. Os equipamentos são fruto de uma parceria entre a Prefeitura
Municipal de Foz do Iguaçu – por meio da Diretoria de Assuntos Internacionais,
pertencente a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos
Estratégicos – e o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), que foi
responsável pela doação. A próxima edição do Festival das Cataratas deve
voltar a ser realizada nada data tradicional do evento, em junho de 2021. O
evento tem como parceiros o Governo do Paraná, por meio da Secretaria do
Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Paraná Turismo, Sebrae, o Visit
Iguassu e CNC Fecomércio/PR.
Os participantes do 15º Festival das Cataratas estão sendo monitorados o tempo todo por cinco câmeras com a tecnologia IoT (Internet das Coisas), que estão distribuídas por toda a Feira de Turismo e Negócios, montada no Rafain Palace Hotel & Convention. O motivo é importante: evitar aglomerações neste momento atípico que vivemos. Os equipamentos fazem parte da tecnologia adotada pela organização do Festival, o +AnalíticoEventos, software desenvolvido pelas empresas Primer Analitycs e Prime Shopper, que permite realizar uma contagem inteligente de pessoas para eventos com a utilização de câmeras e conceitos de Inteligência Artificial.
No caso do Festival, além de contabilizar o número de participantes, a
ferramenta também permite detectar a taxa de atratividade de cada estande e
gera mapas de calor em que é possível visualizar os espaços percorridos durante
o evento, assim como horários de pico, sexo e idade média do público. “Acreditamos
que esta tecnologia será fundamental para trazermos mais segurança e
informação, apresentando dados de comportamento do usuário, que são
fundamentais para a tomada de decisão dos gestores”, destaca o diretor
de Negócios da Prime Shopper, Leonel Rodrigues.
O idealizador e organizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, ressalta que “com essa nova tecnologia de controle de acesso e densidade, temos como saber se em determinado local do evento existe excesso de pessoas para a nossa equipe sugerir a dispersão”. Para se ter uma ideia, até agora o pico de ocupação do evento nesta quinta-feira (3) foi de 65% da lotação máxima permitida para o espaço.
Texto e fotos : BY: JEFFERSON Severino