Turismo Nacional terá prioridade em investimentos para retomada

Antes de mais nada, o Turismo Nacional terá prioridade em investimentos para retomada. Dessa forma o Decreto presidencial coloca o Turismo como prioridade em investimentos. Logo, a medida vai contribuir para a retomada do setor após a pandemia​.

Turismo Nacional terá prioridade em investimentos para retomada – Rio do Rastro Eco Resort – Bom jardim da Serra – SC – Roteiros de Charme – Foto: Divulgação

Finalmente o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que coloca o Turismo como um dos setores prioridade do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. O texto já foi publicado no Diário Oficial da União também com o aval de Paulo Guedes, ministro da Economia. Dessa forma, O decreto prevê a elaboração de estudos destinados à implementação de novos empreendimentos privados e aproveitamento turístico de ativos naturais e culturais do país.

Turismo Nacional terá prioridade em investimentos para retomada – Hotel Renar – Fraiburgo, Terra da Maçã – Vale do Contestado – SC – Baner: Divulgação

Sendo assim, o planejamento ficará a cargo de um Comitê Interministerial, coordenado pela Secretaria do PPI e do Ministério da Economia, além de representantes da Casa Civil, da Secretaria do Governo, MTur (Ministério do Turismo) e do Meio Ambiente.Igualmente, o BNDES e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional também farão parte do projeto que visa definir alternativas regulatórias que garantam segurança jurídica e fomentem negócios no setor.

Turismo Nacional terá prioridade em investimentos para retomada – Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo – Lages – SC – Ícone do turismo rural no Brasil. Foto: Divulgação

 

Portanto, o Comitê Interministerial vai se reunir quinzenalmente, em caráter ordinário, e sempre que for convocado pela coordenação do grupo, de forma extraordinária. Assim, o prazo de conclusão dos trabalhos será de 180 dias, contado a partir da data de contratação dos estudos, e prorrogável por igual período. Desta maneira, o PPI busca ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada, por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização, a exemplo da concessão de aeroportos, portos e rodovias, entre outros.

Turismo Nacional terá prioridade em investimentos para retomada – Pratas Thermas Resort – São Carlos – SC. Imagine reunir o conforto das melhores águas termais com o poder das pedras ametistas em um pacote especial para você cuidar da sua saúde. Isso tudo você encontra na parceria entre o Pratas Thermas e Ametista do Sul.

Naturalmente, o Plano Nacional de Turismo 2018-2022 já engloba ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios e ao estímulo à atração de investimentos, com a valorização do patrimônio cultural e natural do país. Além disso, uma portaria conjunta dos ministérios da Economia e do Turismo, publicada em abril de 2019, estabelece a gestão compartilhada de áreas da União para fins turísticos. De fato, o objetivo é garantir o aproveitamento de espaços e a busca por investimentos, com vistas ao aumento do fluxo de visitantes.

Turismo Nacional terá prioridade em investimentos para retomada – Pousada Ilha do Papagaio – Uma ilha paradisíaca – Palhoça – Grande Florianópolis – SC. Foto: Ivo Sehn

 

Definitivamente falando, o MTur já adota medidas para estimular a volta à normalidade no setor após o fim das restrições geradas pelo novo coronavírus. Uma delas é o selo “Turista Protegido”, primeira etapa de um programa que vai estabelecer protocolos de segurança sanitária e de boas práticas para cada um dos ramos do setor. Dessa forma, a iniciativa vai reconhecer atividades que garantam o cumprimento de normas de higiene e limpeza para a prevenção da Covid-19. Em vista disso, o órgão também planeja uma ampla campanha nacional de promoção de atrativos e destinos do país, de forma a estimular o brasileiro a priorizar viagens domésticas.

Turismo Nacional terá prioridade em investimentos para retomada -Pacotes de viagens para 2021 com até 60% de desconto

Jornalista e fotógrafo Jefferson Severino, especialista em turismo, viagens, destinos, gastronomia, hotelaria e eventos de turismo.

 
Postagem Anterior Próxima Postagem