A Casa

 


 Capítulo 1:


 Lar

 

  Todos precisam de um lugar para chamar de lar


  Um Lar é algo abstrato, sem forma ou padrão definido, é algo tão pessoal como a nossa visão sobre as coisas, alguns podem falar tudo que conhecem sobre si, outros apenas uma parcela e os demais nada. O que resta do que não expressamos aos outros, por fim, é o nosso verdadeiro íntimo, e é lá que habita o nosso Lar.

 Uns chamam o Lar de casa, de amor, de Luna (um bichinho de estimação), se identificar em alguma arte, Lar é onde nos sentimos pertencentes, onde identificamos que há um pouco de nós ali, onde nos enxergamos, sentimos que existimos como seres individuais e relaxamos para descansar, ou talvez apenas se sentir pertencente a algo.


 Notas: Resolvi começar o primeiro capítulo falando sobre Lar, pois ao longo das minhas escritas ele sempre vai estar presente, visivelmente ou não, é basicamente a peça chave que move todo o enredo da história.


Eu

 

Nós somos nosso próprio Lar


 Mostramos ao mundo quem somos, cada qual de sua maneira, portanto, buscamos exteriorizar e expandir aquilo que chamamos de Eu, o que achamos que somos, através de diversas ferramentas como o espaço, o tempo e as nossas relações com as pessoas.

 Se eu admiro o Sol, faria sentido Eu gostar de coisas que lhe representam, que me aproximam da imagem dele, como um quadro. É o que fazemos conosco, somos tão abstratos como a ideia de poder tocar o Sol, precisamos nos exteriorizar de alguma forma, e é o que estamos toda hora fazendo. 


 Somos várias partículas de consciência em um corpo, o corpo pertence a essa terra, assim como tudo o que chamamos de “meu” e podemos tocar, mas ainda assim independente para onde formos quando nos despedirmos desse lugar nós ainda vamos levar algo conosco, o nosso Lar, pois apesar de buscarmos em todos os cantos, por fim, ele habita em nós. Durante o tempo que passamos aqui temos a chance e a ilusão de pertencermos a vários lares diferentes ao longo da nossa vida, sentindo que os outros (relacionamentos), inspirações, identificações, achando que eles nos definem, e que nossas experiências nos marcam eternamente sem darmo-nos a chance de mudar, de recomeçar, poder se reconstruir e ser auto suficiente sentindo-se bem a própria carne, a própria companhia.


 Necessitamos de uma playlist de música preferida, de um hobby do qual amamos muito, de amigos que sejam profundos, de um estilo ao qual nos identificamos, vamos nos sentir em casa e sentir que pertencemos as coisas e achar que esse é o nosso Lar, mas somente quando nos adentrarmos em nossa escuridão, mergulhamos em gnose em nós, despedaçarmos crenças por crenças que nos afastam de nós mesmos e nos limparmos de todo o lodo de julgamentos e vitimismos, enfim, nos encontramos.


 Recomeço


 A Casa precisa ser limpa, pois é nela onde você mora.


 Somos como crustáceos, mudamos para várias casas ao longo da vida, é um processo de desapego e renovação, é necessário e muitas vezes desafiador, mas não tem jeito, não nascemos para vivermos em casas apertadas.


Sobre Recomeçar…

Todos tem a capacidade de recomeçar, seja por estarmos cansados da rotina, por querer buscar novos hábitos, por ter passado por situações difíceis que acabaram lhe abalando ou até mesmo lhe derrubando por completo, ou o motivo que seja, você é forte e é capaz, se dê mais uma chance e recomece, coloque em prática aqueles planos e objetivos que gostaria de alcançar e acabou colocando na gaveta! A vida está aí e ela vai continuar correndo, portanto foque no agora, penar no passado é bom para aprendermos com nossos erros ou até mesmo para vermos a nossa evolução e o quanto mudamos, mas não se apegue ao passado só é passado porque alguém viveu ou deixou de viver ele, sério, viva o agora, é ótimo fazer planos para o futuro e sonhar ou desejar algo que quer alcançar, muitas vezes vamos precisar trabalhar em algo que só terá resultados no futuro, e mesmo que esteja ansioso ou precisando de algo que venha do futuro busque viver um pouco que seja o presente, essa é a grande graça, por pior das situações que você possa estar passando não desista ou se desanime, recomece…

 

  Talvez possa estar parecendo fácil falar, e de fato, uns passam por desafios maiores e mais difíceis que os outros, pensei em escrever esse texto porque sei que talvez possa ajudar alguém, ou dar um incentivo que seja, é um lembrete pra mim também, todos temos que nos ouvir também, ouvir o que nosso coração deseja e seguir o que faz ele bater mais forte (se você tem problema cardíaco desculpe-me, só não leve no literal e continue o texto), bom, o que quero dizer de forma mais descontraída possível, é que nem sempre vamos estar na vida que desejamos ou gostaríamos, ou em situações agradáveis, mas faça as coisas que gostaria de fazer e pratique hábitos que gostaria de praticar desde já, lá vai mais uma frase bonitinha, ‘Seja como gostaria que as pessoas fossem e faça do mundo o que gostaria para ele’, não precisamos sermos ativistas ou fazermos grandes ações para mudar as coisas, mas quem sabe você não possa inspirar alguém com suas práticas e bons hábitos e dessa forma fazer as coisas boas se multiplicarem? Faça da forma que conseguir e sua situação permitir, mas não deixe de fazer ou de persistir pelos golpes de Soco Inglês que às vezes a vida nos dá.

 

Se quiser faça como um poema da Clarice Lispector ‘Se eu fosse eu’, se você fosse você ( sei que é irônico, mas essa é a grande jogada mesmo) o que faria da sua vida? Como lidaria com os problemas e quais hábitos trariam a ela?  se anime e pratique agora o que quer e necessita até mesmo para chamar um garçom a sua mesa você tem que levantar a mão, então reaja e tome as rédeas da sua vida por si só, o máximo que pode acontecer é não dar certo, mas você sabe, são coisas da vida, tentativa, erro, fracasso, tudo se resume para o mesmo caminho, agir.


 Texto autoral de: Hanna Lidia 






أحدث أقدم