Não Instale o Windows 11

 


Logo que o misterioso #Windows11 foi lançado.. Sim, misterioso porque, quem acompanha tecnologia sabe, que do nada apareceu esta versão, sendo que a Microsoft já havia decidido manter o Windows10 como o fim, a base de novas e eternas atualizações. 


Mas enfim, naquele momento resolvi falar esse alerta sobre a instalação do Windows 11, que ainda hoje, fevereiro de 2022, é bem válido. Vejo as pessoas (principalmente a molecada) desesperadas para ter o novo sistema operacional da Microsoft.


Este não é um texto contra a Microsoft, apesar dessa história de incompatibilidade do Windows 11 com máquinas de determinados processadores, sem proteção de boot ou uma série de outras coisas, que são todas mentiras comprovadas. Já tem teste de máquina 486 com 1 mega de RAM rodando pra mostrar que é bobagem. 


É exatamente como aconteceu com Windows10 (talvez você não lembre) que também tinha lista de incompatibilidade "séria", mas que não foi tão divulgada quando agora. Até hoje tem milhares de máquinas rodando Windows10 supostamente "incompatíveis". 


Agora a Microsoft está pegando mais pesado, enfatizando mais a questão da incompatibilidade. Provavelmente por uma estratégia para, mais adiante, vender suas máquinas - excelentes aliás - que mesmo as que têm processadores inferiores, "aceitam" o Windows11. Um malabarismos do mundo comercial.


Então,  por que que eu estou aconselhando a não instalar Windows11? Pela mesma razão que, lá, quando foi lançado o Windows10, eu não aconselhava. Sempre que há um software novo no mercado, ele tem uma data de lançamento, e esse lançamento é feito e assunto acabado. 


Existe toda uma pressão de cima das grane corporações, do mercado, de acionistas, e essa data é cumprida. E o software é lançado sem estar pronto. Então, ele vem cheio de bugs e de problemas, que vão sendo resolvidos ao longo do tempo, muito pelas reclamações dos próprios usuários. Por exemplo, ainda hoje, o Windows11 causa lerdeza na utilização de SSDs em quase todas as situações, o que só agora, na próxima atualização, foi programada uma suposta solução (e sem mesmo a Microsoft admitir). 


Então, se você tem uma máquina, sua principal, para trabalhar, estudar, seu computador de uso, não cometa a infantilidade de instalar o Windows 11. Contenha sua ansiedade! 


Riscos de inúmeras incompatibilidades com os outros softwares que você usa, com o computador que você usa, com impressora, modem, etc. Definitivamente não há como saber o que pode acontecer. Principalmente na sua empresa! 


E o motivo é simples. Ele é muito novo! Você não vai ver um software novo em um painel de um avião ou num sistema bancário, por exemplo. Então, todos nós, que dependemos de nossos equipamentos para trabalhar, estudar, tocar adiante com eficiência o nosso dia-a-dia, não tempos motivos para arriscar.


Aliás, não importa o que você faça, qual seja o seu negócio, toda empresa hoje é um empresa de tecnologia. Todas dependem dos computadores para os arquivamentos, as notas fiscais, estoques, sites e tudo mais. Não tem mais nada no caderninho.


Basta você lembrar das vezes que teve problemas relacionados a isso para se dar conta que vale a pena esperar. E assim que não se falar em bugs e incompatibilidades do Windows11, MESMO, aí, mate sua vontade de usar as janelas arredondadas. 


Vou deixar abaixo o vídeo, apesar de de curtinho, mais completo e num papo mais leve. 

Obrigado por sua presença aqui. Espero ter colaborado pra um dia-a-dia melhor!

E não esqueça: escolha ser feliz!



_____________________________


Pepeu Hardt

Criativo Profissional, Fotógrafo, Concept Maker, Image Director, Solver.
(Fotografia por Alison by extension Harvard - 12 prêmios criativos)


أحدث أقدم