O empreendedorismo digital se tornou uma nova porta de entrada para aquelas pessoas que desejam ser donas do próprio negócio. O baixo custo e a possibilidade de trabalhar em casa são algumas das características que chamam a atenção para esse novo nicho de negócio, principalmente dos pequenos empreendedores, que buscam resultados rápidos e sem complicações. Além disso, ao contrário dos outros setores da economia brasileira, o mercado digital vem crescendo cada vez mais.
Todavia, vale ressaltar que nada é tão simples como parece! Assim como nos demais mercados, o empreendedor digital poderá encontrar muitas dificuldades se não estiver preparado para todos os cenários possíveis.
Para obter sucesso com o seu negócio online é preciso se preparar e conhecer o mercado no qual o empreendimento será aberto. Além disso, é preciso levar em conta alguns fatores sobre os quais você deve pensar antes mesmo de colocar em prática as suas ideias. Veja só:
1 - Você é uma pessoa organizada e comprometida?
Uma das características essenciais para o sucesso do negócio está no próprio empreendedor. Você estará por conta própria, tendo que organizar todos os aspectos do seu negócio, por isso é preciso organização para não se perder no meio do caminho.
2 - Vale a pena investir no negócio?
Se a resposta for sim, então mergulhe de cabeça nesse novo negócio. Agora, se a resposta for não, você deve repensar melhor a sua ideia e ver se não existe uma alternativa melhor para você no momento. Dessa forma, você não irá perder dinheiro ou se frustrar, caso o seu negócio não atinja a sua expectativa inicial.
3 - Você conhece as ferramentas da internet para o seu negócio?
É essencial que você entenda como funciona o mercado digital e as suas ferramentas. Já que você lidará diariamente com redes sociais, sites de vendas, e-mails e muitos outros serviços disponíveis na internet.
4 - Sabe para quem você quer vender?
Além do mais, garantindo uma boa reputação com seu público alvo, você garante novos consumidores, já que, nesse meio, a indicação e o compartilhamento de informações são os grandes responsáveis pela divulgação da sua marca.
5 - Tudo pronto para começar a trabalhar
Então, é hora de arregaçar as mangas, pois o empreendedorismo digital exige muito trabalho.
Todavia, vale ressaltar que nada é tão simples como parece! Assim como nos demais mercados, o empreendedor digital poderá encontrar muitas dificuldades se não estiver preparado para todos os cenários possíveis.
Para obter sucesso com o seu negócio online é preciso se preparar e conhecer o mercado no qual o empreendimento será aberto. Além disso, é preciso levar em conta alguns fatores sobre os quais você deve pensar antes mesmo de colocar em prática as suas ideias. Veja só:
1 - Você é uma pessoa organizada e comprometida?
Uma das características essenciais para o sucesso do negócio está no próprio empreendedor. Você estará por conta própria, tendo que organizar todos os aspectos do seu negócio, por isso é preciso organização para não se perder no meio do caminho.
2 - Vale a pena investir no negócio?
Se a resposta for sim, então mergulhe de cabeça nesse novo negócio. Agora, se a resposta for não, você deve repensar melhor a sua ideia e ver se não existe uma alternativa melhor para você no momento. Dessa forma, você não irá perder dinheiro ou se frustrar, caso o seu negócio não atinja a sua expectativa inicial.
3 - Você conhece as ferramentas da internet para o seu negócio?
É essencial que você entenda como funciona o mercado digital e as suas ferramentas. Já que você lidará diariamente com redes sociais, sites de vendas, e-mails e muitos outros serviços disponíveis na internet.
4 - Sabe para quem você quer vender?
Além do mais, garantindo uma boa reputação com seu público alvo, você garante novos consumidores, já que, nesse meio, a indicação e o compartilhamento de informações são os grandes responsáveis pela divulgação da sua marca.
5 - Tudo pronto para começar a trabalhar
Então, é hora de arregaçar as mangas, pois o empreendedorismo digital exige muito trabalho.
by Roberto Pires de Rodrigues
Especialista em Estratégia, Marketing Digital e Inovação
Especialista em Estratégia, Marketing Digital e Inovação