2022 – A ENERGIA DOS ORIXÁS IBEJIS, IEMANJA E OXUMARÉ

 


 

Remontando à formação da cultura negra no Brasil, os Orixás têm função primordial na aplicação dos rituais africanos. Deriva dessa vertente o determinar de cada ano gregoriano aos cuidados de um ou mais Orixás. As linhas de Candomblé, de um lado e da Umbanda, de outro, que estabelecem a regência de um Orixá para um período anual depende de uma série de fatores, atrelada a variadas formas que convergem ou diferem na maioria das vezes. Isso não quer dizer que uma ou outra linha esteja equivocada. Ao contrário, cada linha tem sua estrutura e seu pilar mestre que configura formas diferentes de chegar ao mesmo destino. 

Uma das linhas da Umbanda indica que os Ibejis e Iemanjá são os regentes de 2022, com influência de Oxumaré. Ibejis são os orixás gêmeos (associados a São Cosme e São Damião no sincretismo religioso do catolicismo) e representam a união dos opostos que caminham juntos em dualidade harmônica. Os orixás gêmeos, no ano do signo de Gêmeos, apontam para o renascimento que acalma a turbulência de 2021, harmonizando os lares, favorecendo a união e um clima maior de descontração. 

Por detrás dos Ibejis desponta a proteção da grande Mãe Iemanjá, já que no contexto de altos e baixos da descontração dos Ibejis é necessário sentir segurança em algo maior. Iemanjá, então, traz esse acolhimento e essa sensação de amparo. Quando houver má notícia ou momento de incerteza, a energética Rainha das Águas do Mar imprime a sensação de que tudo vai melhorar. 

As energias de 2022 são completadas por Oxumaré, que enfatiza a dualidade e a união entre o masculino e o feminino que se integram entre si. Oxumaré está representado pela grande cobra que engole a si própria, renovando a vida. É o poder da transformação. Seja pela força das águas de Iemanjá, seja pela agitação dos Ibejis ou pela transformação de Oxumaré, 2022 prevê desequilíbrio. Desequilíbrio por doenças rápidas, como as das crianças, que desaparecem tão rapidamente como se instalam (viroses, infecções da pele ou gastrointestinais). 

Mas, será tanto pela mobilidade de Oxumaré quanto pela a vitalidade dos Ibejis que enxergaremos o mundo com o olhar de criança encantada, entusiasmados pela vida e ainda esperançosos. Como já foi dito, pelo surgimento de Iemanjá por detrás dos Ibejis, contaremos com amparo e reequilíbrio, que nos fará mudar hábitos nocivos por saudáveis. 

Enfim, nossas energias poderão ser supridas: por conta dos Ibejis que nos mostram que a vida pode ser uma multifacetada e colorida diversão; por Iemanja que nos oferece proteção maternal; por Oxumaré que renova a direção de nossos caminhos.

 

 


            Solange de Almeida

Pedagoga e Administradora

Estudante por curiosidade das forças astrais do Cosmos: Angelologia, Astrologia, Numerologia, Tarô e Cartas      Ciganas..

Exercício Atual: Assessoria Pedagógica

 

أحدث أقدم