Devolução de impostos pagos por turistas estrangeiros no Brasil é aprovado

 


Ha longos, mas ha longos anos recebi a devolução dos meus impostos pagos por compras efetuadas no Canada. Bastava guardar as notas ficas e o valor pago dessas taxas nos era completamente devolvido. Finalmente, por aqui, após passar por diversas comissões, o projeto de Tax Free no Brasil, que propõe a restituição de “parte dos impostos” que incidem sobre as compras de mercadorias efetuadas por turistas estrangeiros nas lojas do país, visando incentivar o turismo e, consequentemente, estimular a economia, foi finalmente deliberado e aprovado pela maioria na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

 O programa de incentivo ao turismo, que já é utilizado em muitos países, consiste no estímulo ao consumo de produtos por visitantes estrangeiros.Mas lamentavelmente ainda tem um longo caminho a percorrer em se tratando da casa da mãe joana. O projeto agora vai para a sua última etapa na Câmara, no caso o plenário. Então, por enquanto, fica o dito pelo não dito. 


Devolução de impostos pagos por turistas estrangeiros é aprovado – As férias de fim de ano costumam ser o momento em que várias famílias se reúnem e colocam o pés na estrada. Um momento como esse não pode ser estragado por nenhum tipo de imprevisto. Por isso, antes de viajarem todos juntinhos, não esqueça de falar com seu agente de viagens e pedir detalhes sobre o Plato Familiar GTA. Ligue e peça informações sobre os planos 11 – 3150-4511. 

Não existe maior certeza, sou prova visse disso, de que o turista ao ter um produto mais barato é estimulado a comprar mais, logo o tax free é um indutor de mais compras, o que anima a economia local. Além disso, ao ter de volta o dinheiro da restituição, na maioria das vezes, o próprio turista o utiliza em novas compras, nem que seja no embarque. De fato, o Brasil está perdendo tempo sem o Tax Free. É preciso compreender que a maioria dos países adota esse tipo de programa em suas políticas de incentivo ao turismo. Se a China, União Europeia, alguns estados Norte Americanos, Argentina e Uruguai adotam essa medida, por que o Brasil fecha os olhos? O Brasil está perdendo tempo faz tempo.


JORNALISTA E FOTÓGRAFO JEFFERSON SEVERINO, ESPECIALISTA EM TURISMO, VIAGENS, DESTINOS, GASTRONOMIA, HOTELARIA E EVENTOS DE TURISMO.

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem