Ampliação do Centro de Oncologia de Canoas, no Hospital Nossa Senhora das Graças.

 

 


Sob gestão do Instituto Kaplan, que atende exclusivamente ao SUS, mesmo ainda em obras de ampliação, o serviço não foi interrompido e já aumentou os atendimentos em 25%.

 Passando por ampliação, Centro de Oncologia de Canoas aumenta atendimentos em 25%

Obras ocorrem sem interromper consultas e prédio terá decoração com referências ao município




O Centro de Oncologia de Canoas, no Hospital Nossa Senhora das Graças, está passando por reformas de melhorias, e já foram inaugurados na última semana novos consultórios, dobrando de três para seis salas. Ao final das obras, serão nove. A ampliação ocorre sem a necessidade de interromper os atendimentos, assim a média de agendamentos já saltou de 680 em abril para 850 atualmente, o que representa um aumento de 25%

.


O prédio do Centro de Oncologia foi inaugurado em 2012 em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas. Em março deste ano, o Instituto Kaplan, referência em tratamento oncológico no Rio Grande do Sul e coordenado pelo especialista Gilberto Schwartsmann, passou a gerir o serviço, disponibilizando mais oito médicos ao Centro, inclusive hematologista.

Responsável técnica da Kaplan em Canoas, a oncologista Andressa Azeredo, destaca que a prioridade da gestão era a ampliação do atendimento: “É muito importante que o paciente com câncer tenha acesso rápido e facilitado à consulta e ao tratamento, por isso o primeiro a ficar pronto foram os novos consultórios. Após o credenciamento na regulação, em uma semana ele está chegando aqui”.




Também foram ampliados os pontos de infusão de medicação, que podem atender tanto pacientes oncológicos como em tratamento de doenças reumáticas. “São medicamentos diferentes, mas que precisam da mesma estrutura para se aplicar. Agora temos três camas, para pacientes que precisam se deitar durante o processo, e mais 15 poltronas”, explica a médica. “Canoas é uma cidade grande, que já tem alta demanda de oncologia e isso tende a aumentar, com o envelhecimento da população, por isso é fundamental haver um centro de referência aqui”, conclui Andressa.

Identidade com Canoas

A reforma começou em abril e deve ser finalizada no próximo mês, ampliando a área total do prédio de 280 para 400 metros quadrados. Já foi possível o aumento de parte da recepção, para que os pacientes possam aguardar pelas consultas dentro do espaço, com conforto e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.

Também estão sendo feitas melhorias de infraestrutura e acabamentos diferenciados: uma linha pelo teto com indicação dos caminhos até consultórios e serviços para guiar os pacientes e adesivagem que lembrará pontos emblemáticos de Canoas, como a Praça do Avião. “É um modo de criar identidade e trazer autoestima aos canoenses que buscam o serviço, pois o paciente de câncer já chega fragilizado emocionalmente, a família também, e ter um ambiente hospitalar acolhedor, agradável ajuda”, pontua Andressa.

A soma dos investimentos, incluindo a informatização de todos os processos – agendamentos, prontuários e prescrições –, chega a R$ 450 mil. Na fase inicial desta cooperação, o local atende exclusivamente ao Sistema Único de Saúde. 

Fotos:
- Ao final das obras, prédio terá sido ampliado em 40%
- Recepção acomoda pacientes em espera por atendimento
- Dra. Andressa Azeredo no consultório recém-inaugurado
Créditos:  Letícia Heinzelmann / HNSG

Postagem Anterior Próxima Postagem