Edição do Café com Soluções 2021 desmitifica a contação de histórias no mundo dos negócios

 


Na última sexta-feira (20/8), às 8h, cerca de 60 participantes acompanharam mais uma edição do Café com Soluções de 2021. A transmissão da webpalestra Business Storytelling: desmitificando a contação de histórias no mundo dos negócios foi comandada pela doutoranda em Administração da linha de Organização, Estratégia e Sociedade, Cláucia Piccoll Faganello. Transmitido via plataforma Zoom, o encontro on-line foi realizado de forma muito interativa com os participantes. 

No início da palestra, Cláucia fez um resgate nas origens da contação de histórias, citando as etapas de comunicação nos primórdios da humanidade. Logo após, apresentou o intuito do storytelling aos participantes: a arte de contar boas e relevantes histórias. “Não adianta ter uma história se ela não se conectar com o público ou colaboradores. Isso será o elo de ligação”, afirmou. 

Boas histórias, segundo a palestrante, dão sentido à vida. Na mitologia, onde são cheias de ideias exemplares e sagradas, fornecem sentido à existência desde o início dos tempos; nos arquétipos, são cheias de padrões que estão vivos no inconsciente coletivo de todas as sociedades; nos conflitos, são cheias do que os indivíduos querem fazer, mas que são impedidos de fazer. 

Cheias de mensagens, as histórias estão por todos os lugares, nos amigos, na escola, na igreja, no cinema etc., mas também são aplicáveis ao mundo corporativo. Segundo Cláucia, não adianta ter a melhor máquina ou tecnologia se não tiver pessoas por trás disso. “Histórias que gostamos nos ajudam a criar a nossa percepção de valor e a nossa própria história. E por que não a sua marca ter um papel nesse processo? Se a sua marca cria uma história que faça sentido para a vida de outras pessoas, está fazendo storytelling“, explicou. 

Depois, a palestrante citou os elementos para como fazer o storytelling, os benefícios que traz para os fatores pessoais e profissionais e o papel dos líderes nesse processo. “No mundo corporativo, pode ser usado para criar mercados, liderar organizações, conectar pessoas, construir marcas, que são feitas de histórias, não de produtos, serviços, descrições técnicas e preços”, ressaltou. 

Por fim, Cláucia deu dicas de livros e indicou exemplos de comerciais de empresas famosas que usam histórias para reforçarem suas marcas. Ao encerrar a apresentação, abriu espaço para perguntas dos participantes, que tiraram suas dúvidas sobre o tema. 

O Café com Soluções faz parte do Sesc Senac Soluções Corporativas, um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial, a distância (EAD) e on-line em todos os níveis de ensino e Programas de qualidade de vida, saúde, cultura, esporte, lazer e turismo. O próximo encontro acontece no dia 17 de setembro, sexta-feira, às 8h. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.office.com/r/QXJvtcwxrS. O evento, gratuito, gera certificado de participação.    

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem