Agosto Lilás - mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

 

No mês de agosto acontece, em todo o Brasil, o #AgostoLilás, mês dedicado a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha surgiu com o objetivo de alertar, informar e prevenir a sociedade a respeito da importância do enfrentamento da problemática ainda tão presente nos  lares brasileiros, à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais. Instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Em meio à pandemia da COVID-19, as mulheres que já são propensas ao risco de violência doméstica tornaram-se ainda mais vulneráveis: uma consequência das medidas de isolamento que deixam os sobreviventes presos em casa com seus agressores. Diante disso, os números de denúncias aumentaram alarmantemente, número de denúncias pelo 180 aumentaram em 40% no Brasil.

Para termos uma ideia da gravidade, vejamos alguns números estatísticos:

Enquanto você leu esse artigo, provavelmente ocorreram:

·        5 casos de lesão corporal dolosa enquadrados na Lei Maria da Penha foram registrados;

·        116 mulheres foram vítimas de agressão física;

·        117 mulheres foram tocadas ou agredidas fisicamente por motivos sexuais;

·        309 mulheres foram vítimas de ofensa verbal, como insulto, humilhação ou xingamento;

·        E 39 mulheres sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento.

Tipos De Violência:

Tendemos a acreditar que violência se limita a machucados no corpo, porem, há outras formas de agressão que vão além dos que são possíveis de serem enxergados a olho nu e que deixam cicatrizes no emocional e na alma. São eles:

 


Fique atenta aos sinais:





Como denunciar:

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso. A ligação é gratuita e abrange todo o território brasileiro e também podem ser acessados em outros países, além de funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A relevância da ajuda psicológica:

Durante o atendimento psicológico cria-se um vínculo terapêutico com a vítima, fundamental para a confiança e o manejo de intervenção e junto com às leis de amparo a vítima de violência doméstica possibilitar o suporte e proteção necessários.


 Marjorie Calumby:

Professora Universitária de Psicologia, Psicanalista Clínica, Psicopedagoga.

Postagem Anterior Próxima Postagem