Cinco motivos para não perder o 6º Sesc Circo

 


Cinco motivos para não perder o 6º Sesc Circo

 Nesta semana, a 6ª edição do Sesc Circo rompe as barreiras territoriais de Santa Maria e invade a casa dos brasileiros com muita cor, alegria e risadas. De 2 a 6 de dezembro, serão 17 atividades, todas gratuitas, entre oficinas para crianças e adultos, bate-papos entre profissionais da área, espetáculos on-line interativos e uma exposição de fotos. A mágica, a palhaçaria, o malabarismo e o humor serão apresentados por profissionais gaúchos e de outros Estados brasileiros. A programação será transmitida no YouTube Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs), Instagram Sesc/RS (www.instagram.com/sescrs), Facebook Sesc/RS (www.facebook.com/sescrs) e via plataforma Zoom e pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco

O evento é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria, e com patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Enquanto confere as atrações, confira abaixo os cinco motivos para não deixar de participar do evento.

Sobre o Sesc Circo – O Sesc Circo preconiza os fazeres circenses contemporâneos, a valorização de talentos locais de Santa Maria, bem como a integração com grupos do Estado e do País, valorizando os aspectos sociais, econômicos e culturais que circundam a arte do circo. O evento vem se consolidando como um grande encontro dos fazeres do circo, proporcionando momentos de bate-papo entre artistas e incentivo à produção, e representa a essência do Sesc/RS no sentido da promoção do bem-estar das comunidades com momentos de lazer, cultura e entretenimento.

 1) Espetáculos com artistas reconhecidos nacionalmente

Sucesso nas edições anteriores, Ricardo Malerbi e a Cia Irmãos Sabatino, de São Paulo, estarão presentes neste ano. Com um espetáculo adaptado para a versão on-line, Malerbi apresenta o Telepatia Argumentada na abertura do evento. O ilusionista explora diversos números de mágica sem o auxílio de recursos de câmera ou edição de vídeo e com a participação ativa da plateia, mesmo que virtualmente. A transmissão acontece no dia 2 de dezembro, às 20h, no YouTube e Facebook Sesc/RS e terá um bate-papo com o artista no final. No encerramento, dia 6 de dezembro, André Sabatino exibe para o público O Carteiro, às 19h, no YouTube e Facebook Sesc/RS. Neste trabalho, o artista desenvolve acrobacias múltiplas e inusitadas, palhaçadas, dança e muito improviso que também terá bate-papo ao vivo com o público no final.

 2) Valorização da cultura local

Artistas gaúchos mostrarão seu talento e prometem despertar boas risadas dos espectadores. O espetáculo Cabaré Circense reúne profissionais de Santa Maria em um trabalho que será exibido no dia 5 de dezembro, às 20h, no YouTube e Facebook do Sesc/RS. Participam Marcos Lark, Re Tri Circo, Daiani Brum, Umbigo de Bruxa, Ilógica Cia e Tiago Teles. Além disso, a arte da fotografia está representada na exposição do fotógrafo Ronald Mendes, que acompanhou as três últimas edições do evento. O registro da magia, encantamento e beleza que o circo traz para as comunidades pode ser vista no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco/exposicao

 3) Oficinas para crianças e adultos

Diversas oficinas foram planejadas e serão ministradas também por artistas gaúchos. As crianças poderão aprender a brincar com bambolê, conhecer a construção de um personagem, fazer exercícios de expressão corporal, construir máscaras, trabalhar a improvisação e conhecer a história da palhaçaria. Os educadores conhecerão formas de usar o bambolê e o malabarismo como recursos pedagógicos a partir de atividades e brincadeiras lúdicas que estimulam a imaginação e a coordenação motora. A oficina Palhafitness ensinará exercícios para condicionar não só fisicamente, mas também a atenção e coordenação do palhaço/estudante, com um treinamento com movimentações de dança e exercícios técnicos da palhaçaria. Ao todo serão seis oficinas, com estreia no YouTube Sesc/RS ao longo do evento, e que depois poderão ser acessadas a qualquer tempo por escolas interessadas no conteúdo e outros públicos.

 4) Destaque para a palhaçaria feminina

Para promover o debate e reforçar a presença da mulher no circo e em ambientes que destacam a comédia, essa edição do evento realiza uma série de ações de valorização à palhaçaria feminina. Artistas mulheres de várias partes do Brasil deixaram seus depoimentos no manifesto Escuta as palhaças, que pode ser acessado em www.sesc-rs.com.br/sesccirco.  A página traz reflexões sobre o espaço de afirmação e construção de uma comicidade que contemple questões de representação, gênero e identidade. Além disso Lu Lopes (SP), que interpreta a Palhaça Rubra, ministra a residência artística Comicidade, Criatividade e Poética Feminina até o dia 5 de dezembro. Nos dias 3 e 4 de dezembro, as ações se intensificam por meio do projeto Curta Palhaças, que apresentará vídeos curtos no Instagram do Sesc/RS estrelando as palhaças Rarley Davidson (Odelta Simonetti, RS), Marmotta (Lia Motta, GO), Generosa (Ana Fuchs, RS) e Magnólia Marguerite (Lu Prestes, RS). 

 5) Bate-papo sobre circo 

As mulheres continuam em pauta no dia 4 de dezembro, com o projeto Conversas em Rede. O debate será sobre Palhaçaria Feminina, Palhaçaria Negra, Gênero e Diversidade, a partir das 15h, via Zoom. A conversa propõe apresentar perspectivas não hegemônicas sobre a pesquisa e os processos de criação em torno da palhaçaria e comicidade. O projeto também discutirá o tema O Circo na Rede: Reflexões e Diálogos, sobre as práticas criadas em 2020 no ambiente virtual e as possibilidades futuras, com a participação de realizadores de festivais de todas as regiões do país, no dia 3 de dezembro, às 20h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/sesccirco/conversasemrede

Foto Ronald Mendes


أحدث أقدم