Saúde bucal: clareamento dentário é alternativa para melhorar autoestima

 



Odontólogo do SESC Centro explica diferenças dos tratamentos (Foto: GETTYIMAGES)

 

Um sorriso pode melhorar o dia de muitas pessoas. O simples gesto tem uma relação direta com a autoestimabem-estar e conexão com as pessoas. Porém, alguns não conseguem sorrir de forma espontânea por não se sentirem confortáveis ou terem vergonha e, para aqueles em que a coloração dos dentes é um dos fatores desde incômodo, o clareamento pode ser uma alternativa. De acordo com o odontólogo do Sesc Centro, Vilmar Leandro Silva (CRO-RS 17639), são duas as opções disponíveis para recuperar a cor original dos dentes, o procedimento em consultório ou o com moldeiras, feito em casa.

Recomendado para quem tem dificuldade em manter uma disciplina e deseja um resultado mais rápido, o clareamento em consultório é realizado com uma concentração maior de produtos aplicados pelo profissional em um atendimento. Já para o uso de moldeiras (placas dentárias com o formato do paciente) e gel clareador, é necessário maior empenho do paciente por ser realizado em casa, com as instruções prévias do dentista, e tem duração de cerca de três semanas.

Os tratamentos podem gerar sensibilidade e, para minimizar esse efeito, Silva indica evitar alimentos e bebidas muito quentes ou muito frios, além de utilizar um creme dental apropriado para a limpeza bucal. Após os procedimentos é necessário evitar o consumo de alimentos e bebidas como café, chá, chimarrão, vinho e chocolates, o uso de tabaco e de enxaguantes bucais coloridos. “É importante escovar os dentes logo após as refeições e reforçar os cuidados com a higiene bucal. Quanto maior for a atenção com essa rotina e com a alimentação, mais duradouro será o efeito do clareamento”, destaca. Os resultados podem durar entre dois a cinco anos.

O Sesc/RS conta com atendimento odontológico em 30 unidades espalhadas pelo estado, além de clínicas móveis. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/saude/clinicas-odontologicas.

Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem