Exercícios para estimular o cérebro durante a pandemia podem ser praticados por pessoas de todas as idades

 



 Sesc/RS e Supera orientam sobre atividades que podem ser realizadas sem sair de casa (Foto: GettyImages)

Buscar novas formas de exercitar o cérebro e manter a mente afiada passou a ser um desafio para muitas pessoas devido às restrições impostas pela pandemia. Atentos à necessidade de propor e reforçar exercícios aos grupos de Maturidade Ativa que estão respeitando o distanciamento social, o Sesc/RS e o Supera reuniram uma série de orientações de atividades que podem ser praticadas em casa por pessoas de todas as idades.    

 “O cérebro precisa de cuidados e atenção ao longo dos anos para que continue funcionando bem. Assim como a prática de atividades físicas, a alimentação e o sono de qualidade favorecem a saúde como um todo, os exercícios cognitivos ajudam a manter o cérebro ativo e saudável por mais tempo”, afirma a educadora especialista em Ginástica Cerebral, Angela Paula Kupske Borchartt.  

Para manter o cérebro ativo é necessário incorporar novas atividades ao dia a dia ou adaptá-las ao ambiente doméstico, como é o caso da dança e de exercícios físicos, que agora contam com versões de aulas e eventos on-line. Outra dica é procurar um jeito diferente de fazer tarefas de rotina, como escovar os dentes com a mão não dominante, vestir-se de olhos fechados ou tentar receitas diferentes na cozinha. Além disso, aderir a novos tipos de passatempo, como jogos de tabuleiro, videogame ou quebra-cabeças, pode promover a união entre as várias gerações da família. 

 Confira as orientações da diretora acadêmica do Método Supera, Solange Jacob, e sugestões de links para começar a exercitar a mente: 

 Dança – A atividade tem o efeito de frear ou até mesmo reverter o declínio das capacidades físicas e mentais naturais da idade. Na página o Sesc/RS no Youtube, há aulas de diversos estilos: 

Oficina Vivências o Corpo: www.youtube.com/watch?v=Wqh7s8pGGI4

Oficina de dança urbana: www.youtube.com/watch?v=6-SMGDgY6dQ

Oficina e dança dos Orixás: www.youtube.com/watch?v=NdJDyV9tn3w

Oficina de Jazz www.youtube.com/watch?v=mnX2hxa_Wic

 Alimentação – Tomar um café da manhã reforçado é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Você pode incluir ovos, pois a gema é rica em colina, relacionada à memória. O ovo também conta com muita vitamina E, que ajuda a diminuir o declínio cognitivo com a idade. Testar novas receitas é outra forma de estimular o cérebro. O Livro de Receitas do Mesa Brasil Sesc traz sugestões de refeições saudáveis com aproveitamento integral de alimentos, evitando assim o desperdício: www.sesc-rs.com.br/mesabrasil/livros

Jogos – O sudoku, que desenvolve o raciocínio, o Tangram, que estimula a percepção viso-espacial e jogos de tabuleiro, que promovem a interação entre os participantes, estimulam a memória e a agilidade de raciocínio. Na prática da ginástica cerebral, jogos educativos estimulam as habilidades cognitivas dos alunos de todas as idades. Sugestão de jogos cerebrais: www.youtube.com/watch?v=zsfsaeIk2qE

 Neuróbicas – São atividades do tipo “aeróbica para neurônios”, que consistem em tirar o cérebro da zona de conforto ao fazer as tarefas comuns do cotidiano de um jeito diferente. “As neuróbicas estimulam padrões de atividade neurais que criam conexões entre as diferentes áreas do cérebro”, explica Solange.

Exemplos: 

Vestir-se de olhos fechados;

Ver fotos de cabeça para baixo e tentar observar cada detalhe;

Ver as horas num espelho; colocar o relógio de pulso no outro braço;

Decorar uma palavra nova de outro idioma por dia;

Montar um quebra-cabeça e tentar encaixar as peças o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo;

Experimentar memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado ao invés de elaborar uma lista;

Ouvir notícias na rádio ou na televisão de manhã. Durante o dia, escrever os pontos principais de que se lembrar;

Ao ler uma palavra, pensar em outras cinco que comecem com a mesma letra;

Escovar os dentes com a mão não dominante.

 Confira outras dicas nos links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=FWwA50l9XwE 

https://www.youtube.com/watch?v=AnNJfw5BMw0&t=63s

https://www.youtube.com/watch?v=TdI6JAPQ5SY&t=39s

Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

 

أحدث أقدم