Turismo no Uruguai

Já pensou em fazer turismo no Uruguai? São muitas opções de atrações para você descobrir o que este lugar tem de melhor para oferecer, cultura, gastronomia e diversão. O Uruguai faz fronteira com o Brasil e a Argentina, tendo por base econômica a agropecuária. Com uma população de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, tem como presidente Luis Lacalle Pou.

O clima é temperado e úmido, a moeda oficial utilizada em todas as transações comerciais é o peso uruguaio. O dólar americano também é muito utilizado como em lojas, restaurantes e supermercados, e os cartões de crédito mais utilizados são o Visa e Mastercard, mas atenção: Quando estiver se preparando para viajar, não deixe de habilitar o seu cartão de crédito ou débito internacional para fazer transações no exterior. Você só conseguirá efetuar saques nos caixas eletrônicos após habilitá-lo.

A carteira de habilitação brasileira é aceita para dirigir no país, mas não serve como documento de identificação! Então fique atento e não deixe de levar o seu passaporte ou a sua carteira de identidade.

Cidades e atrações.

Quando pensamos em fazer turismo no Uruguai sempre imaginamos as cidades que são consideradas cartões postais do país como Montevidéu ou Punta Del Este, mas a verdade é que além desses belos lugares, existem muitas alternativas para conhecer. O Uruguai pode ser dividido entre suas cidades, suas praias e seus pequenos povoados localizados mais ao interior do país. Algumas sugestões.

 

MONTEVIDÉU :

Montevidéu é a capital uruguaia e um dos principais destinos de quem vai ao país. Localizada ao sul do Uruguai, é uma cidade repleta de atrações, como praias, restaurantes típicos, comércios, museus e áreas mais agitadas, com bares e baladas, para quem gosta de animação durante as madrugadas. Montevidéu mistura história e modernidade. Cada um de seus bairros possui características únicas, agradando a todos os gostos, o que faz com que os turistas aproveitem bem a estadia. Quem viaja ao Uruguai não pode deixar de passar alguns dias em Montevidéu. Andar pela Cidade Velha, passar por locais importantes como o Plaza Independência e o Teatro Solis, Mercado do Porto e comer uma carne incrível. Passeie pela rambla, o famoso calçadão de Montevidéu ou apreciar o belo pôr do sol em algumas das praias, Pocitos, Carrasco e Punta Carretas que são algumas das mais famosas.

Foto:Shutterstock

PUNTA DEL ESTE:

 Localizada a cerca de 2 horas de Montevidéu, Punta del Este é a segunda cidade mais conhecida e visitada do Uruguai. Ela também possui bairros históricos e modernos, e é bem conhecida por suas praias, como Playa Mansa e Playa Brava, que trazem uma mistura entre o Rio da Prata e o Oceano Atlântico. Um dos locais mais marcantes da cidade é a Casapueblo, que lembra as construções das ilhas gregas e constitui-se em um hotel, museu e galeria de arte, com lojas e restaurantes. Punta del Este possui outros locais turísticos ótimos para se conhecer.

Foto: Sarah Ahearn

COLONIA DEL SACRAMENTO:

A Colonia del Sacramento, localizada a pouco mais de 2 horas da capital uruguaia Montevidéu, também está entre as cidades turísticas do Uruguai. A cidade banhada pelo Rio da Prata foi fundada em 1680 e é bem histórica, inclusive com um bairro da era colonial, o Barrio Historico. Quem vai até Colonia del Sacramento pode aproveitar as praias durante o verão e os restaurantes típicos e aconchegantes no inverno. Em Colonia, há ainda um mirante chamado Bastión de San Miguel, com um canhão antigo e bancos para admirar a paisagem, um farol com as ruínas do Convento de San Francisco Javier ao redor e museus bem interessantes.

Foto: Gisele Rocha

CARMELO:

Carmelo é uma pequena cidade uruguaia a 1 hora de Colonia del Sacramento. Essa região é famosa por suas vinícolas, onde os amantes de vinho adoram conhecer e experimentar os deliciosos sabores que a cidade oferece lá você vai encontrar uma paisagem repleta de beleza natural, com parques coloridos e encantadores e um enorme vinhedo, capaz de seduzir qualquer visitante. Carmelo concentra também um número muito considerável de hotéis e restaurantes que oferecem repousos tranquilos e pratos excepcionais,  possui algumas praias de água doce, ótimas para ir à época de calor, que se formam à beira do Rio da Prata. A cidade é bem charmosa e tranquila, lembrando uma cidade do interior, ótima para descansar e caminhar pelos parques.

Foto: Juanfber

PUNTA DEL DIABLO:

Punta del Diablo é uma das cidades turísticas do Uruguai mais procuradas durante o verão. Apesar de estar próxima a Punta del Este, a uma distância de 2h15, Punta del Diablo é uma cidade bem menor e mais tranquila. Ali, os uruguaios e turistas aproveitam para relaxar na praia durante o dia e se divertir em festas e baladas durante a noite. O centro da cidade, na Avenida Central e Avenida de los Pescadores, conta com ótimos bares que os jovens adoram. Punta del Diablo é um local bem animado, porém mais intimista que as principais cidades uruguaias.

Foto: Giuliano Griffante

SALTO:

Apesar de não ser um destino tão procurado pelos turistas que vão ao Uruguai, a cidade de Salto é popular entre os uruguaios e é ótima para visitar, apreciar prédios arquitetônicos lindos e descansar. Salto está às margens do Rio Uruguai e também é uma cidade bastante histórica. Sua famosa praça, chamada Plaza Treinta y Tres, é um ótimo local para passear, assim como os seus vinhedos, parques e o famoso Teatro Larrañaga. Dois dos locais mais conhecidos em Salto são os centros termais, termas de Daymán e termas de Arapey, ideais para quem quer relaxar.A cidade de Salto é um destino pouco conhecido pelos viajantes que vão ao Uruguai e é bem verdade que os 500 km de distância da capital contribuem consideravelmente para isso. Salto fica localizada à margem oriental do rio Uruguai, fazendo fronteira com a cidade de Concordia, na Argentina. Para quem está de malas prontas para viajar ao Uruguai, ela é uma excelente opção para as férias, principalmente aquelas em família, pois a cidade aproxima muito os turistas ao simpático provincianismo do interior uruguaio. Salto também possui parques sedutores de águas termais, que são ideais para um bom relaxamento e diversão em família.

Foto: Peter Collins

JOSÉ IGNACIO:

José Ignacio é uma das cidades turísticas do Uruguai, a apenas 38 minutos de Punta del Este. Essa pequena cidade é conhecida por seu estilo rústico e suas praias que, apesar de não serem ideais para banho, são ótimas para caminhar. É uma ótima opção para quem se hospeda na movimentada Punta del Este e quer variar na programação. Quem for a José Ignacio pode apreciar a linda vista no farol da cidade, ou então praticar surfe em sua praia. Há ainda a Fundação Atchugarry, que expõe obras de artistas contemporâneos uruguaios.

Foto: Divulgação

PIRIÁPOLIS:

No sentido de quem vai a Punta del Este, fica a bela cidade de Piriápolis, fundada em 1893 por Francisco Piria. Na época, a cidade tinha como principal objetivo atrair a aristocracia uruguaia e argentina a fim de fugirem um pouco de suas rotinas. Não é à toa que ainda hoje o lugar está encantando bastante os turistas que passam por lá, pelo seu clássico estilo provinciano e pelas montanhas San Antonio e Pan de Azucar, que ornamentam toda a cidade. Além disso, poucos lugares do Uruguai oferecem tantas variedades de atrações e pontos turísticos para que aqueles que viajam possam desfrutar em um só destino. Indo a Piriápolis você vai encontrar centenas de atrativos como praias, lugares históricos, restaurantes, hotéis, teleféricos, sem falar da sua emblemática Rambla, que é um enorme calçadão em frente à costa.

Foto: Viviac

ATLANTIDA:

Situada a apenas 45 km de Montevidéu e a 30 km do Aeroporto Internacional de Carrasco, a cidade de Atlántida é o principal balneário do departamento de Canelones, no Uruguai. Por sua beleza natural, ela é considerada a capital da Costa do Ouro, que é como se chama a grande variedade de praias que vão desde La Barra de Carrasco, em Montevidéu, até o arroio Solis Grande, na localidade de Jaureguiberry. Lá o ambiente é bem familiar e quase não se vê visitantes estrangeiros em volta, apenas um grande público uruguaio que vem de todas as regiões para desfrutar de suas praias temperadas. Além disso, a cidade destaca-se pela sua águia de pedra, pelos seus centros comerciais e, principalmente, pelo antigo e famoso hotel Planeta Palace, um edifício que possui forma de navio.

Foto: Andrés Franchi

SAN JAVIER:

Matrioskas, trajes típicos e forte influência russa. Essas são algumas das características de San Javier, povoado no qual 90% dos habitantes (menos de 2 mil) tem origem russa e trabalham duro para preservar essa tradição. Não é à toa que a escola pública do local mantém o ensino bilíngue, com aulas nos idiomas espanhol e russo, e a cultura gastronômica é pautada em pratos típicos do maior país do mundo. Em San Javier, prevalecem as extensas plantações de girassóis (que originam o famoso azeite de girassol) e farinha de trigo, e, entre os principais pontos turísticos estão o Parque Nacional Estero de Farrapos e Islas del Río Uruguay, com um acervo de mais de 200 espécies de aves e mamíferos e o Museo de los Inmigrantes, que reconta a história dos primeiros russos a chegarem ao povoado.

Foto: Lovis Lalaguna

PAYSANDU:

Paysandú é uma das mais importantes cidades do país quando se trata de economia uruguaia. Situada a leste da margem do rio Uruguai, ela apresenta importantes qualidades para o desenvolvimento do turismo na região. Dentro da cidade, você pode visitar o Museu Histórico e o Monumento a Perpetuidade, que são símbolos emblemáticos da história da cidade. Mas as atrações turísticas que mais se destacam mesmo, são os centros termais de Guaviyú e Almirón, proporcionando, tanto para os uruguaios quanto aos visitantes, um incrível relaxamento e descanso. Não fique de fora!

Foto: Olaf Speier

CANELONES:

Canelones fica no sul do Uruguai e faz parte da região metropolitana de Montevidéu. A cidade é cercada por um surpreendente complexo de pequenas fazendas e vinhedos, que são responsáveis por impressionantes 84% da produção de vinho do país. No centro da cidade, encontram-se ótimos bares que oferecem os melhores e mais procurados vinhos do país, já que naquela região se concentram desde as mais tradicionais até as mais luxuosas, modernas e rústicas vinícolas da América do Sul. Além disso, essa região possui uma extensão de mais de 65 km de praia com locais para descanso, a qual vem seduzindo a maioria dos turistas que passam por lá.

Foto: Divulgação

Pesquisa feita: Google, Dicas do Uruguai e matérias próprias.

 

 

 

 

 

 

Parte inferior do formulário

 
أحدث أقدم