Famílias indígenas de Porto Alegre recebem doação de 870 kg de alimentos do Programa Mesa Brasil Sesc



Cinco comunidades indígenas de Porto Alegre tiveram as refeições complementadas com 870 kg de alimentos distribuídos pelo programa Mesa Brasil Sesc nesta quarta-feira, 29 de abril. Foram beneficiadas 339 pessoas de 110 famílias de aldeias localizadas nos bairros Agronomia e Lomba do Pinheiro. Elas receberam doações de 391 kg de banana, 120 kg de alface, 240 kg de moranga e 119 kg de amêndoa.

Os alimentos foram destinados à comunidade Kaingang da Aldeia da Agronomia, da Ymã Fàg Nhin (Aldeia Lomba do Pinheiro) e da Ymã Ore Kupry (Aldeia Barro Vermelho), à comunidade Mbyá Guarani da Tekoá Anhenteguá (Aldeia Verdadeira) e à comunidade Charrua da Aldeia Polidoro. A nutricionista do Mesa Brasil Sesc Andrea Rosa, que auxiliou nas entregas, ressaltou a importância de fazer essa contribuição aos indígenas em meio ao período de enfrentamento da Covid-19: “Atualmente, eles estão recebendo apenas cestas básicas das entidades de assistência social e não podem sair das aldeias para vender seus produtos artesanais por causa do risco de contaminação, ficando sem sua principal fonte de renda e sem acesso a gêneros alimentícios como frutas e legumes. Então doações como essa do Sesc são extremamente importantes para evitar o risco de desnutrição e de contraírem doenças oportunistas por conta da má alimentação”.

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS no Rio Grande do Sul desde novembro de 2003, o Mesa Brasil é uma rede de solidariedade que conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários para evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Apenas em 2019, o programa arrecadou mais de 1.400 toneladas de alimentos para 760 organizações da sociedade civil, complementando a refeição de mais de 100 mil pessoas. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Doação em dinheiro – O programa Mesa Brasil Sesc está recebendo doações de valores por meio de transferências ou depósitos bancários e é possível contribuir com qualquer quantia – uma doação de R$ 5, por exemplo, equivale a 1kg de alimento, que irá ajudar a complementar cerca de cinco refeições. No site www.pertodevc.com.br está a lista completa de Lives programadas para os próximos dias. Para contribuir, os dados da conta do Banco do Brasil são: SESC – Sesc Mesa Brasil 2020, Agência: 3418-5, Conta Corrente: 6461-0 (Conta cadastrada no CNPJ: 03.575.238/0001-33). Mais informações sobre o Mesa Brasil Sesc estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

 

 
Postagem Anterior Próxima Postagem