Dedicação e planejamento: elementos chaves para alcançar a aprovação em medicina


Primeira colocada na Prova AMRIGS dá a receita para obter o sucesso no exame que a partir de 2020, passa a ser aplicado em todo o território nacional

A aprovação em 1° lugar na Prova AMRIGS, pré-requisito para seleção de programas de residência médica, foi construída com empenho e dedicação. Larissa Bianchini, formada em 2019, obteve a nota mais alta entre todos os candidatos e foi selecionada para os programas de Residência em Clínica Médica de grandes centros de saúde no país, como o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) nos campus São Paulo (capital) e Ribeirão Preto; o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (3° Lugar); a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1° Lugar); o Hospital Nossa Senhora da Conceição do GHC (1° Lugar); e o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (1° Lugar).

“Tanto o processo de preparação quanto a aprovação na Prova AMRIGS contribuíram para meu desenvolvimento pessoal e profissional, propiciaram novas oportunidades e a tão desejada vaga na residência médica. Durante toda graduação, a maior fonte de aprendizado são os pacientes estudando os casos vistos e aplicando a teoria na prática. Além disso, a convivência com os professores e colegas propicia uma importante troca de experiências. Também são necessários planejamento de estudos e exercícios com questões de concursos anteriores. O mais importante e desafiador é procurar manter a constância e disciplina na preparação, apesar da rotina muitas vezes cansativa”, comenta Larissa.

Na avaliação da jovem, um dos maiores desafios é a constante atualização e transformação que a profissão exige.

“A medicina é uma ciência em constante evolução. Diversas tecnologias e novos tratamentos incorporados auxiliam na atuação dos profissionais e no bem-estar dos pacientes. O futuro da profissão segue promissor, mas exige constante atualização, além de conciliar as crescentes demandas e restrições financeiras com a qualidade do cuidado”, completa.

Larissa é egressa do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). Desde sua aula inaugural, ocorrida em 9 de março de 1970, o curso já formou mais de 2 mil médicos, que atuam em Passo Fundo, no Brasil e também no exterior.

A Prova AMRIGS, utilizada para seleção de médicos residentes no Rio Grande do Sul há muitos anos, passará a ser realizada no Brasil inteiro. A novidade foi possível através de uma parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) que usará o processo, também, para seleção de médicos residentes no país. A prova é válida como seleção para Programas de Residência Médica com acesso direto (aquelas para as quais os candidatos podem realizar as inscrições sem ter nenhuma especialidade prévia) ou com pré-requisito (aquelas para as quais os candidatos já deverão ter concluído uma especialidade prévia). Também é usada como ferramenta de Autoavaliação (para graduandos a partir do 4º semestre e graduados que queiram meramente aferir seus conhecimentos sem participar de nenhum processo seletivo) e para Curso de Especialização.

Coordenação e redação: Marcelo Matusiak
Postagem Anterior Próxima Postagem