A Arte da Guerra nos Negócios

 


O livro A Arte da Guerra nos Negócios é baseado em histórias da antiguidade em comparação aos dias atuais do empreendedorismo, tem o objetivo de fazer um passeio panorâmico pelo pensamento estratégico destes seis grandes personagens da humanidade.

O termo estratégia tem suas origens na Grécia Antiga, nasceu associado à arte da guerra e relacionava-se com as atribuições do comandante chefe da organização militar. Assim, passou a significar a arte do general, destacando as habilidades psicológicas e comportamentais do comandante militar no exercício da sua função.

As habilidades gerenciais: Administração, liderança e poder. Alexandre Magno a palavra se associou à habilidade de empregar o uso da força para sobrepujar o adversário e estabelecer um sistema unificado de governança global.

Principiou-se, então, o uso do termo estratégia associado, também, ao planejamento de governo. Com o advento da II Revolução Industrial no final do século XIX e, principalmente no início do século XX, o termo começou a ter aplicação ao mundo dos negócios.

Na atualidade o conceito de estratégia passou a ser largamente associado ao de planejamento para designar um conjunto de metodologias, procedimentos e técnicas conhecidas como planejamento estratégico.

O pensamento estratégico na guerra, realizado pelo comandante do exército com a ajuda de seus generais, fundou a sua versão governamental, envolvendo o governante e seus assessores, e, também, o planejamento empresarial, envolvendo o diretor e seus gerentes.


Em algumas experiências o planejamento estratégico teve seu alcance ampliado envolvendo, no caso das corporações privadas, um grande número de funcionários e, no âmbito da esfera pública, amplas parcelas da sociedade organizada e da população no planejamento das cidades.





أحدث أقدم