Design thinking pode transformar o trabalho




Ao focarmos nas necessidades das pessoas, conseguimos enfrentar a ambiguidade usando a empatia. Nesses tempos de crise e de mudanças, nós, líderes, inovadores e designers, podemos usar ferramentas e linhas de pensamento, e seguir para encontrarmos o caminho para o futuro. Como a empatia, que você pode se inspirar nas necessidades, nos sentimentos e nas motivações das pessoas, e depois começar a criar soluções relevantes para problemas reais. Escutar com atenção e entender o que as pessoas precisam de verdade é um talento que pode ser adquirido e aprimorado.


Na Google, acreditamos que a empatia é um dos talentos mais importantes para o futuro. Damos aos nossos líderes e Googlers oportunidades de praticar a empatia com pequenas ações, como reuniões virtuais pela manhã e no fim do dia, para checar, em um nível mais pessoal, como está todo mundo. A reunião semanal da minha equipe começa com um ritual de autoconsciência, apenas para “respirarmos juntos”. Também fazemos um experimento no qual alguém da equipe divide com os demais um item que é importante para ele ou ela, e então a pessoa conta que emoção isso evoca, dando aos outros a chance de se colocar no seu lugar.


Muitos de nós são ótimos para ter ideias, e também somos bons para identificar problemas, especialmente quando experimentamos algo novo. Recentemente, liderei um “brainstorm de perguntas” na Google School for Leaders, para incentivar que as perguntas que estavam na cabeça das pessoas viessem à tona. Depois disso, para avançar, selecionamos as perguntas mais importantes e focamos nelas. Assim que transformamos os problemas em perguntas, as ideias criativas para resolvê-los começaram a aparecer.


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