O universo feminino e o sofrimento psicológico frente ao diagnóstico de câncer de mama.

 


   O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, e a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres no Brasil.


    Diante do diagnóstico,  muita angústia se faz presente, especialmente relacionado ao tratamento quimioterápico e seus efeitos colaterais,  como a queda brusca de cabelos, cílios e sobrancelhas, do mesmo modo quando há dentre as intervenções disponíveis para tratamento do câncer de mama, o procedimento cirúrgico em que  se apresenta como a operação padrão, chamado de mastectomia. Cirurgia essa que consiste na retirada da glândula mamária, total ou parcialmente, conforme indicação do grau em que se encontra o estágio da doença.

   Frente a esse contexto, outra manifestação também se destaca, as alterações psicológicas pela amputação da mama, um órgão dotado de importantes significados como a maternidade, feminilidade e sexualidade. Comumente a imagem corporal fica deturpada, distorcida em decorrência desta mutilação, fazendo com que a autoestima decaia e se inicie uma avalanche de sentimentos negativos na vida da mulher. O medo, a insatisfação, a insegurança e a revolta são sentimentos comuns presentes no arsenal de sofrimentos nesse processo que podem levar ao isolamento da mulher, a qual possivelmente vê sua feminilidade diminuída perante outras mulheres da sociedade, e a um crescente estado depressivo, alterando a forma com que realiza suas atividades cotidianas e seus relacionamentos. 

   O tratamento do câncer de mama tem evoluído significativamente, e atualmente quando detectado em estágio inicial possui grande chance de cura, mas não sem um penoso tratamento que pode modificar o físico da mulher, abalando sua feminilidade e seu autoconceito.

   O sofrimento psicológico da mulher que passa pela circunstância de ser acometida por um câncer de mama e de ter de se submeter a um tratamento difícil, transcende ao configurado pela doença em si. Refere-se a uma dor que comporta muitas representações e significados atribuídos à doença ao longo da história e da cultura e penetra as dimensões das propriedades do ser feminino, interferindo nas relações interpessoais, principalmente nas mais íntimas e básicas da mulher. Considerar estes aspectos nas propostas de atenção à mulher com câncer de mama requer um acolhimento multidisciplinar, englobando o apoio familiar, médico e acompanhamento psicológico que se faz  mais que necessário: é indispensável na reconstrução da sua autoestima, integridade de sua autoimagem, na qualidade de vida e equilíbrio emocional.


Marjorie Calumby Gomes de Almeida.

Pedagoga, Psicopedagoga, Psicanalista, Psicóloga Organizacional, Colunista, Profa universitária no curso de Psicologia – UNIBRA.

أحدث أقدم