JORNALISTA LANÇA LIVRO INÉDITO SOBRE OS BASTIDORES DO GRÊMIO

 


·         João Paulo Fontoura assina “Jornalismo e vestiário: histórias e bastidores contados por um assessor de imprensa”

·         Obra resgata episódios marcantes inéditos vividos e testemunhados pelo profissional que esteve à frente da Assessoria de Imprensa do Departamento de Futebol do clube de 2010 a 2020

·         Pré-venda inicia nesta segunda-feira, dia 2, com preço promocional no www.jornalismoevestiario.com.br

 

A oportunidade de transitar no ambiente sagrado do futebol durante um dos períodos mais significativos da recente trajetória do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é o ponto de partida do livro “Jornalismo e vestiário: histórias e bastidores contados por um assessor de imprensa” (Capítulo 1, 304 páginas, R$ 60,00). A obra assinada pelo jornalista João Paulo Fontoura traz informações, curiosidades e reflexões acerca de episódios – públicos e inéditos – vivenciados pelo autor na companhia de importantes personagens da história do tricolor gaúcho entre os anos de 2010 e 2020, quando esteve à frente da assessoria de imprensa do Departamento de Futebol do clube.


A pré-venda - com valor diferenciado de R$ 50,00 + 
frete até o dia 15 de agosto - começa nesta segunda-feira, dia 02 de agosto, por meio da página www.jornalismoevestiario.com.br. O lançamento oficial será nos dias 16 e 17 de agosto, para convidados, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos e no Viva Open Mall, em Porto Alegre. No dia 26 haverá uma sessão de autógrafos aberta ao público no Complex Skatepark. (Av. Protásio Alves, 3839, às 16h).

Sobre o livro

O conteúdo da obra reflete a experiência acumulada por JP – como ficou conhecido no meio do jornalismo esportivo nacional – que, em pouco menos de uma década, trabalhou em 654 partidas, 212 viagens oficiais e mais de mil entrevistas coletivas de oito comissões técnicas nas gestões dos presidentes Paulo Odone, Fábio André Koff e Romildo Bolzan Júnior. O autor propõe uma narrativa cronológica que vai muito além da descrição e análise de assuntos de conhecimento público, passando também por bastidores de episódios e fatos que nem mesmo imprensa e torcida têm conhecimento.   

Ancorado em convicções pessoais, na forte influência do campo acadêmico e em uma visão que não abre mão do caráter profissional da atividade do assessor de imprensa, o autor contextualiza o leitor com temas mais técnicos da área da comunicação para dar luz a questões fundamentais da atividade jornalística no âmbito esportivo, tais como as relações de trabalho e de poder desenvolvidas entre os diferentes profissionais que atuam dentro do ambiente apaixonante, dinâmico e político em que se situa o futebol.


Com o objetivo de apresentar diferentes pontos de vista que não predominantemente o seu – uma prerrogativa básica do bom jornalismo, aliás –, o autor, 
além de suas memórias e impressões particulares dos fatos, agrega à narrativa o depoimento de personagens como jogadores, executivos, dirigentes e membros de comissões técnicas e de arbitragem.

Os textos de apresentação do livro são assinados pelo jornalista esportivo José Alberto Andrade e pelo técnico de futebol Roger Machado.

Sobre o autor

Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2004), João Paulo Jobim Fontoura é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/2014), com pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/2005). Atualmente atua nas equipes de comunicação da Success Sports, com sede em Porto Alegre e da Liga Nacional de Futsal (LNF). O jornalista acumula passagens pela redação do jornal Correio do Povo e do Portal Terra, além de reportagem e produção das Rádios Gaúcha e Bandeirantes.

Sobre a editora

A Capítulo 1 – Conteúdo e Design Editoriais, dirigida pelas jornalistas Carolina Porto Ruwer e Cláudia Coutinho, presta serviços no segmento da produção editorial, desde o desenvolvimento de conteúdo para organizações, editoras e autores independentes até a edição e o design editorial visando a publicações impressas ou na plataforma digital. A agência vem se especializando na publicação de livros autorais e na realização de projetos focados na memória institucional e na reconstituição histórica.

Sobre o livro impresso

“Jornalismo e vestiário: histórias e bastidores contados por um assessor de imprensa”

Autor: João Paulo Jobim Fontoura

Edição: Capítulo 1 – Conteúdo e Design Editoriais

Páginas: 288 mais encarte de 16 páginas com fotografias

ISBN: 978-65-992925-4-5

Pré-venda: www.jornalismoevestiário.com.br

Preço: R$ 60,00 + frete.

Na pré-venda (até o dia 15 de agosto), o valor será de R$ 50,00 + frete.

Patrocinadores, parceiros e apoiadores

A realização deste projeto editorial, o lançamento e as ações de divulgação do livro “Jornalismo e vestiário: histórias e bastidores contados por um assessor de imprensa” têm o patrocínio de Amoretty Souza Advogados Associados, Banca 25, Costelão do Mercado, Embacaps Química e Farmacêutica, Laboratório Felippe Análises Clínicas, Sommelier Wine Store e HSS Engenharia e Reformas em Geral. Contam também com o apoio de Basilic Gastronomia & Eventos, Casa do Estudante, Consulado Grêmio San Diego, Hartmann Advogados Associados, Mário Pizza Artesanal e Pousada Recanto da Lua e com a parceria de Caporal Conteúdo e Conexões Digitais, Laghetto Hotéis e Viva Open Mall.

Fotos: Lucas Uebel

Para mais informações para a imprensa e agendamento de entrevistas:

Cláudia Coutinho – 51.999.68.21.44 – claudiacoutinho21@gmail.com

José Pedro Jobim – 51.997.93.33.00 – josepedrojobim@gmail.com

 

 

 

أحدث أقدم