Campanha Pomar Solidário possibilita que o excedente de pomares e hortas seja doado para entidades sociais

 


 Por meio da Campanha, o Programa Mesa Brasil Sesc distribui a instituições frutas, verduras e legumes doadas pela comunidade (Foto: Divulgação)

Quem tem pomar e horta em casa e não sabe o que fazer com a grande quantidade de itens que amadurecem ao mesmo tempo, pode ajudar o Mesa Brasil Sesc na missão de evitar o desperdício de alimentos e complementar as refeições de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por meio da campanha Pomar Solidário, o Programa recebe frutas, verduras e legumes que estejam em condições de consumo e distribuem para entidades sociais cadastradas. A colheita dos produtos pode ser feita pelo proprietário ou por uma equipe do Programa. Veja abaixo os telefones para informações e endereços das sedes do Mesa Brasil nas cidades de Porto AlegreRio GrandeSanta MariaCachoeira do SulIjuíLajeado e Erechim.

O Pomar Solidário teve início em 2014, na cidade de Cachoeira do Sul. No ano seguinte, chegou também às regiões dos vales do Rio Pardo e Taquari e se espalhou por todo o Estado em 2020. Apenas no ano passado, a campanha já arrecadou mais de 12 toneladas de alimentos. Para a coordenadora do Mesa Brasil Sesc no Rio Grande do Sul, Luciana Basile, esta é mais uma forma de aproximar o Programa da comunidade. “A Campanha Pomar Solidário é o exemplo mais concreto de solidariedade e combate ao desperdício de alimentos”, destaca.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. Além das doações presenciais de alimentos e produtos de higiene e limpeza, também é possível contribuir com o Programa por meio de transferências, depósitos bancários ou via Pix. Os dados estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

 Pomar Solidário 2021: onde e como ajudar

 Porto Alegre

Sesc Comunidade 

Condomínio Logístico Harpia: Rua Sérgio Jungblut Dieterich, 604 (Depósito 9) – Bairro Sarandi

Telefone: (51) 3224-1268

Rio Grande

Av. Primeiro de Maio, 875 e 879 – Vila Junção

Telefone: (53) 3235-1432

 Santa Maria

Av. Itaimbé, 66 – Bairro Centro

Telefone: (55) 3223-2288

 Cachoeira do Sul

Rua Ricardo Jesus Ferreira, 518 – Bairro São José

Telefone: (51) 3723-1101

 Ijuí

Rua das Chácaras, 926 – Bairro Osvaldo Aranha

Telefone: (55) 3333-0801 

 Vales do Taquari e Rio Pardo

Lajeado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Estrela

Av. Benjamin Constant, 428 – Bairro Centro – Lajeado

Telefone: (51) 3982-1303

 Erechim

Rua Silveira Martins, 583 – sala 1 – Bairro Centro 

Telefone: (54) 3522 8076

 

 

أحدث أقدم