Em casa? Veja como congelar alimentos e fazer a comida render



Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, até mesmo ir ao mercado tornou-se uma atividade que deve ser realizada quando necessário. Por isso, a ideia é diminuir a frequência das compras e desperdiçar menos comida.

Mas como armazenar certos alimentos em casa? Com compras extensas, alguns alimentos depois de vários dias começam a se deteriorar causando desperdício, o que pode ser evitado através do congelamento. Por isso, a docente do curso de Boas Práticas em Serviços de Alimentação do Senac Lajeado Cássia Paloma Geib dá dicas de como armazenar os alimentos no congelador de forma adequada.

Congelador x Freezer

O primeiro ponto importante é entender a diferença entre os equipamentos como o freezer e o congelador. O congelador (versão acoplada à geladeira) costuma ter temperatura média de – 6°C, permitindo seu armazenamento em tempo mais curto devido a sua capacidade apenas de congelar os alimentos, e não de conservar. Já o freezer, por sua vez, atinge uma temperatura ainda mais baixa, em média – 20°C, o que permite, além de congelar, também conservar os alimentos. Aqui vão algumas dicas para prolongar a vida dos alimentos congelados e garantir a qualidade.

Local adequado

O ideal é sempre armazenar os alimentos em embalagens próprias para congelamento, pois estas não liberam o bisfenol, uma substância química presente em determinadas embalagens plásticas que é nociva a nossa saúde. Evite usar sacola de mercado pois estas podem estar sujas ou contaminadas.

Congelar alimentos in natura

O congelamento dos legumes e frutas é uma ótima alternativa para que os alimentos não estraguem tão rápido. Para manter a qualidade ao congelar, é necessário realizar a higienização (1 litro de água e 1 colher se sopa de água sanitária), deixar de molho por 15 minutos e enxaguar em água corrente. Posteriormente, é preciso fazer o branqueamento, que consiste em colocar a hortaliça em água fervente por cerca de 2 a 3 minutos, tirar da água quente e colocar em água com gelo para resfriar e, desse modo, encerrar o cozimento. Assim, esses alimentos podem ficar no freezer por até 3 meses ou 30 dias no congelador.

Congelar alimentos prontos

Para congelar preparações prontas, como arroz, feijão, massa, carne entre outros, deve-se tomar cuidado deixando o alimento esfriar totalmente antes do congelamento, de preferência sob refrigeração e sem tampa. A validade no freezer é de 60 dias e no congelador até 10 dias. Molhos e sopas podem ficar por até 2 meses no freezer. O mesmo período vale para pães.

Congelar carnes cruas

As carnes cruas de ave, gado e porco sem tempero podem durar por até 12 meses no freezer. No congelador, não mais que três meses, quando armazenadas em embalagens plásticas adequadas para congelamento ou na própria bandeja. Já os peixes duram por até 6 meses no freezer.

Regras para descongelar os alimentos

O ideal é deixar o alimento descongelar sob refrigeração, pois dessa forma as bactérias que podem estar presentes nos alimentos se proliferam de maneira mais lenta, quando descongelado em temperatura baixa.

 

 

 
أحدث أقدم