Aproveite a quarentena para ter sua primeira experiência EAD


Já passou o tempo em que só se estudava se fosse para a escola. Claro que a mesma não deixou de existir, mas com o ensino a distância, o conhecimento também está disponível na palma da mão de qualquer pessoa. O número de calouros em cursos superiores a distância superou o de presenciais no Brasil em 2019. Foram mais de 1,4 milhão de alunos no EAD, segundo projeção da consultoria educacional Atmã Educar. Porém, muitos ainda não tiveram a oportunidade de experimentar essa metodologia que cresce a cada ano.

Para quem é marinheiro de primeira viagem e quer embarcar, a quarentena pode ser o momento ideal para iniciar os estudos a distância. O Coordenador do polo EAD do Senac Cachoeira do Sul, Nataniel Oliveira, dá algumas dicas para que ninguém naufrague no meio do caminho. Confira:

Comece devagar: Se você ainda não teve contato com o ensino a distância, a primeira sugestão é que você inicie pelos cursos FIC (Formação Inicial e Continuada). Em geral, esses cursos possuem curta duração, poucas atividades e conteúdo mais objetivos. Com a familiarização do ambiente virtual e entendimento da metodologia, você terá confiança para realizar cursos de outros níveis, como técnicos e graduação.

  • Procure títulos do seu interesse: No EAD são inúmeras as opções de cursos, com uma diversidade ampla de assuntos. Assim, sendo sua primeira experiência, sugiro que procure qualificações que estão ligadas ao que você costuma fazer no seu dia a dia tanto profissional, quanto pessoal e claro, que você sente prazer, como cozinhar por exemplo. Sim, a gastronomia também está disponível no ensino a distância!

  • Escolha bem a instituição: Essa dica é super valiosa, pois hoje há uma infinidade de instituições ofertando qualificações na modalidade a distância, por isso procure conhecê-la antes de realizar sua matrícula. Busque informações sobre a credibilidade e quantos anos ela está no mercado. Acesse as redes sociais, verifique se a instituição mantém um relacionamento com os clientes, respondendo perguntas e interações em tempo ágil. Ainda nas redes sociais é possível buscar depoimentos de alunos e ex alunos, uma prova social de que a instituição oferece um serviço de qualidade. Enfim, pesquise!

  • Reserve um momento de estudos: Uma das características do EAD é que você define o horário e local de estudos, não há uma sala de aula. Portanto, busque na sua casa um local onde possa realizar seu curso com tranquilidade, sem movimentação de pessoas. A ideia é não ocorrer distrações para que haja foco e concentração, lembre-se que não há um professor, quem dita a aula é você. Ainda dentro desta dica, é importante comunicar seus familiares que está iniciando um curso EAD e que por um determinado momento estará ausente, pedindo a contribuição deles para que não haja interrupções desnecessárias.

  • Não fique com dúvidas: Na escola quando ficamos com dúvidas, o que fazemos? Levantamos o dedo para sinalizar ao professor. No ensino a distância esse ato é substituído pelos fóruns de dúvidas, um local específico para questionamentos ao tutor e interações com outros colegas. Não tenha medo ou vergonha de fazer qualquer tipo de pergunta relacionado ao conteúdo do curso, o tutor está ali para auxiliar no aprendizado e a obter o conhecimento plenamente. Ah, fique ligado, por vezes a sua dúvida é a mesma de outro colega, por isso, observe todas as interações do fórum.

  • Atente-se aos prazos: A última dica, mas não menos importante, fique atento aos prazos! Caso o curso que você esteja realizando exija a entrega de atividades, procure dentro do ambiente virtual as informações de entrega e também de conclusão da qualificação. Jamais deixe para última hora, este é um dos principais erros que alunos do EAD podem cometer, pois não haverá tempo hábil caso tenha ficado com dúvidas.


Gostou das dicas? Aproveite que você está pronto para conhecer as facilidades que esta modalidade nos proporciona e confira os títulos que o Senac EAD oferece, são centenas de cursos em dezenas de áreas diferentes, acesse www.ead.senac.br e confira. Bons estudos!

Fecomércio-RS <ascom@fecomercio-rs.org.br> Para:jornalsimbolo@yahoo.com.br

 

 
أحدث أقدم