Meninas na robótica



Se antes elas eram minoria, agora estão cada vez mais presentes na equipe que representa o Colégio Província de São Pedro em competição internacional.

A equipe do #383 Team, formada por estudantes do Colégio Província de São Pedro, tem a cada ano um número maior de representantes do sexo feminino. Para 2020, o time terá cinco meninas em sua composição. Algumas participam pela primeira vez, e outras já estão repetindo o feito de anos anteriores. O grupo participará da Regional de Ventura, no estado da Califórnia. As disputas ocorrem nos dias 20, 21 e 22 de março de 2020. A experiência de fazer parte da equipe de robótica anima Giselle Letícia Ibanez dos Santos, de 16 anos.

“É a primeira vez que participo e, por enquanto, achei bem difíceis as regras do jogo. Fizemos brain storming muitas vezes para tentar encontrar algumas soluções. Acredito que tudo que estou aprendendo aqui levarei para a minha carreira e para minha vida”, relatou.

Catarina Ferraz Maulaz, de 15 anos, integra o que é chamado de “drive team”. Ela será uma das controladoras do robô durante as partidas.

“Faço robótica desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. Meu irmão já havia participado e gostei muito da ideia. É maravilhoso. Estamos tendo mais meninas no grupo e é legal ver que estamos inspirando para que cada vez mais gente participe”, comentou.

Este ano o regulamento é inspirado no filme Star Wars. O campo de batalha simula uma chuva de asteroides onde há uma destruição do espaço, e cada aliança precisará atuar para carregar bolinhas até os geradores de energia.

FIRST

A FIRST Robotics Competition (FRC) é considerada a maior competição internacional de Robótica na área de educação. A equipe levará o robô batizado de Brazilian Buddy XXI. Será a 21ª participação do Província com a equipe #383 Team. O time conquistou o prêmio principal em 2001, 2002, 2010 e 2013. Em 2020, a expectativa da organização do evento é reunir mais de cem mil estudantes de quatro mil equipes em todo o mundo.

Coordenação e redação: Marcelo Matusiak

 

 
أحدث أقدم